CQG-Senepol muda e agora divide Safiras e Topázio em 4 provas/ano

Notícias

Publicado em: 22 de outubro de 2019
CQG-Senepol muda e agora divide Safiras e Topázio em 4 provas/ano

O Centro de Qualificação Genética Grama Senepol mudou para melhorar o nível de avaliação de duas das mais completas provas de identificação de doadoras e touros jovens da raça no mundo, Safiras e Topázio do Senepol. A partir da edição 2019.2, haverá 4 provas durante o ano, com machos e fêmeas se alternando na estrutura montada dentro da Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, já a partir deste mês de outubro.

“O objetivo é dar mais ambiência aos animais que participam da prova e mais espaço para atender mais criadores interessados em medir o desempenho de seus animais pré-selecionados nas fazendas”, explica Junior Fernandes, da Grama e da S+, empresa que coordena o CQG junto com o Geneplus/Embrapa.

O primeiro grupo a ingressar no CQG será o de touros inscritos para o Topázio do Senepol 2019.2, com nascimento entre 01/04/2018 e 31/07/2018. Eles devem chegar entre 25 e 30 de outubro à fazenda para o teste, que está programado para terminar em 28 de fevereiro de 2020. Em seguida será a vez de novilhas nascidas entre 01/07 e 31/12 de 2018 ingressarem no final de janeiro para o Safiras 2019.2 e assim por diante (veja quadro).

As empresas e instituições envolvidas na coleta e compilação de dados gerados nas duas provas continuam os mesmos e os processos também não mudaram, bem como a chancela da ABCB-Senepol. Todas as informações, inclusive a genômica, serão repassados para o PMGS. O criador que quiser avaliar seus animais no CQG-Senepol precisa preencher a ficha de inscrição, que se encontra no link https://senepoldagrama.com.br/safiras/inscricao/, onde estão todos os procedimentos para validação de genética superior.

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print