Brasil é o primeiro país a lançar o Sumário Genômico de Fêmeas Senepol

O documento foi elaborado pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol e ajudará os criadores a selecionar matrizes de alta qualidade genética

A raça bovina de corte Senepol acaba de incorporar a genômica a seu Sumário de Fêmeas. A iniciativa coloca o Brasil na vanguarda da seleção genética da raça, sendo o primeiro país no mundo a disponibilizar aos pecuaristas essa tecnologia. Em parceria com a Embrapa Gado de Corte, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) acaba de lançar o Sumário de Fêmeas Senepol 2019/2020.

Dados genotípicos de 3.274 animais foram utilizados nas análises, permitindo a publicação de DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) tradicionais e genômicas de 12 características: peso ao nascer, peso à fase materna, peso à desmama, peso ao sobreano, ganho de peso pós-desmama, escore de conformação frigorífica à desmama, escore de conformação frigorífica ao sobreano, perímetro escrotal ao sobreano, área de olho de lombo ao sobreano, espessura de gordura subcutânea ao sobreano, marmoreio e consumo alimentar residual.

Para o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin, esta é mais uma tecnologia que permitirá aos criadores elevar a qualidade de seus rebanhos. “É uma grata surpresa constatar que a maioria dos animais que entraram nessa edição do Sumário de Fêmeas faz parte de fazendas participantes do Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol [PMGS] e que adota as mais modernas ferramentas para selecionar os exemplares de seus planteis”, assegura.

Outra novidade desta segunda edição do Sumário de Fêmeas é a divisão das matrizes em duas categorias: “Seniores” (nascidas até 2012) e “Jovens” (nascidas a partir de 2013). A categoria “Seniores” apresenta as 100 melhores matrizes PO da raça Senepol com base no Índice de Qualificação Genética (IQG). Na categoria “Jovens”, optou-se pelas 50 melhores. “Essa novidade visou a ampliar o leque de fêmeas com seus resultados divulgados, em especial daquelas mais jovens. Agora, cabe ao criador utilizar, de forma efetiva, as informações do Sumário nas decisões de seleção dentro dos criatórios para que realmente haja o melhoramento genético do rebanho”, destaca o pesquisador da Embrapa Gado de Corte e gestor do Programa Geneplus, Gilberto Menezes.

O Sumário de Fêmeas Senepol 2019/2020 pode ser acessado gratuitamente, clique aqui

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!