ABCB Senepol realiza Atualização Técnica em março

No ano em que comemora 20 anos de seleção no Brasil, a raça Senepol amplia os investimentos para que os pecuaristas tenham mais acesso às ferramentas destinadas ao melhoramento genético do rebanho nacional. De 24 a 27 de março, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) realizará a edição 2020 da “Atualização Técnica Nacional do Serviço de Registro Genealógico e Capacitação PMGS – Geneplus/Embrapa”.

O encontro será realizada em Uberlândia/MG e terá aulas teóricas, no Hotel JVA, e uma parte prática, na Estância Goudard. Participarão 33 técnicos credenciados pela ABCB Senepol em todo o país, tanto para o serviço de Registro Genealógico quanto para consultoria do Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS). De acordo com o superintendente Técnico da entidade, Celso Menezes, a proposta é atualizar a equipe técnica em relação às inovações na área de melhoramento e registro. “O número de criadores que estão entrando para o PMGS tem crescido nos últimos anos, elevando a demanda por profissionais capazes de auxiliar tanto no melhoramento da raça quanto na inspeção e registro dos animais. O Senepol tem apresentado resultados excelentes no campo e a tendência é de que o rebanho cresça ainda mais nos próximos anos”, destaca o superintendente técnico da ABCB Senepol.

A capacitação abordará um dos temas de maior destaque atualmente na pecuária de corte, a seleção genômica. O Brasil é pioneiro no mundo em relação ao uso da genômica no melhoramento animal. No ano passado, o PMGS lançou as primeiras DEP Genômicas da raça Senepol. Também serão abordados temas como a utilização dos sumários de touros na prática, coleta de fenótipos, extração de DNA, dentre outros.

Já na parte de registro os técnicos acompanharão as novidades do Regulamento do Serviço de Registro Genealógico, o padrão racial do Senepol e os procedimentos adequados para o atendimento nas fazendas brasileiras. O banco de dados da ABCB Senepol conta com mais de 110 mil animais registrados.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!