Webinar sobre genômica reforçou a importância da tecnologia nas tomadas de decisão

Palestra digital foi acompanhada por uma centena de pessoas com grande interesse e muita interatividade
O Gerente Comercial de Corte da Neogen, Thiago Biscegli foi o convidado especial do “4º Webinar Senepol – A raça em foco”. Apresentando o tema “A genômica como ferramenta para tomada de decisão”, o zootecnista expôs cenários em que a genômica se insere aumentando a acurácia e o grau de confiabilidade nas informações, especialmente no melhoramento genético de bovinos PO (puros de origem), possibilitando ao criador o uso de animais jovens reduzindo o intervalo entre as gerações e potencializando os projetos de seleção.
Grande parte das perguntas enviadas pelos internautas e criadores que acompanharam se referiu a complementariedade das avaliações genéticas fenotípicas com as avaliações genômicas. “É sempre bom deixar claro que a genômica não é a solução de tudo. Sempre reforçamos que junto com as informações de pedigree e de desempenho que são obtidas nas pesagens, na aferição de medidas e na geração de dados que vem com o acompanhamento reprodutivo, a genômica vai poder explorar e potencializar essa capacidade de predição. É importante manter a coleta de fenótipo, mesmo porque, as populações evoluem e o Senepol de 20 anos atrás não é o Senepol de hoje. É preciso ajustar a calibragem para a equação funcionar”, explicou Biscegli.
O trabalho da associação para o desenvolvimento do genoma do Senepol e a produção dos primeiros e únicos Sumários Genômicos da raça, começou em 2018, junto com a Neogen e a Agro Partners Consulting, que tem como consultor o professor da UNESP José Fernando Garcia e representam um avanço sobre os Sumários de avaliações genéticas que já eram editados e publicados 10 anos antes. E nessa nova etapa a entidade firmou um convênio com a empresa que faz a genotipagem para subsidiar parte dos custos dos testes aos criadores inscritos no PMGS (Programa de Melhoramento Genético do Senepol). Os testes que custam R$ 95 vão sair por R$ 85 para o criador. Na entidade há o consenso de que essa é uma forma de estimular a adesão, dar continuidade ao processo e ainda atrair mais associados para o Programa.
Outra novidade destacada durante o webinar foi a da atualização do chip de leitura GGPBovine 50K que será substituído pelo GGPBovine 100K, o que significa que a partir do mês setembro a Neogen prevê a entrega do resultado da leitura do dobro de marcadores moleculares aumentando de 50 mil para 100 mil o número de sequências identificadas, o que representa uma evolução.
Os dados genômicos do PMGS integram o Arquivo Zootécnico Nacional do Senepol que é a única raça taurina criada no Brasil a contar com esse tipo de estudo e avaliação.
O “4º Webinar Senepol – A raça em foco” com o tema “A genômica como ferramenta para tomada de decisão” em que o Gerente Comercial de Corte da Neogen, Thiago Biscegli tratou de avaliações genômicas, do processo que impacta os caminhos da seleção da raça Senepol, de vantagens comerciais e zootécnicas, bem como da confiabilidade dos índices está postado no link https://youtu.be/PwZbEzUUdwU

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!