Vice-presidente da ABCB Senepol fala sobre a raça na ExpoZebu

20190430130226__R9A4653.JPG

A participação da raça Senepol na pecuária de corte nacional foi um dos temas abordados pelo vice-presidente da ABCB Senepol, Gilmar Goudard, durante entrevistas concedidas na última terça-feira à imprensa nacional presentes na ExpoZebu. Em entrevista ao apresentador do programa Dia a Dia, do Terraviva, Otávio Ceschi Júnior, ele assegurou que o Senepol é uma raça que traz ótimos resultados em cruzamento com o Nelore. “A utilização do Senepol no cruzamento industrial proporciona a utilização da heterose máxima, o que resulta em um ganho significativo ao pecuarista, seja na melhoria da qualidade da carne, no melhor aproveitamento de carcaça, ou na antecipação do abate em até 10 meses. Em termos de faturamento porteira adentro, isso é muito significativo”, informa.

Já em entrevista ao programa Ourofino em Campo, transmitido pelo Canal do Boi, e apresentado pela jornalista Juliana Matthes, o vice-presidente ressaltou que o fato de o touro Senepol ter grande capacidade de cobrir a vacada a campo, mesmo em regiões mais quentes, é outro diferencial da raça. A história da importação do Senepol e sua expansão no Brasil, com um rebanho de mais de 100 mil animais registrados, também foi tema das entrevistas. Ao jornalista Carlos Alberto Silva, do programa Fala Carlão, Goudard disse que isso mostra a grande aceitação do Senepol no mercado brasileiro. “Poucas raças no país atingiram essa marca nesse curto espaço de tempo. E essa história só começou graças ao pioneirismo de criadores em trazer uma raça nova para o Brasil, que ninguém conhecia. Foi preciso muita dedicação, acreditar no projeto e ter visão de futuro, acreditando naquela época que o Senepol poderia contribuir para a pecuária nacional. Hoje, temos plena certeza de que essa contribuição já está ocorrendo”, assegura Goudard.

A rodada de entrevistas terminou com uma transmissão ao vivo pelo facebook da TV Ourofino. No bate-papo com Juliana Matthes, ele falou sobre cruzamento industrial, precocidade da raça, e os avanços nesses 18 anos de seleção no Brasil.

Quem também passou pela ExpoZebu para falar de Senepol foi o conselheiro Itamar Neto. Ele concedeu entrevistas ao Canal do Boi, com Luiz Crosara, do programa Zebu para o Mundo e Café com Boi, e Daniel de Paula das transmissões ao vivo. No Canal Rural o criador Itamar Neto foi recebido por Paula Sant’anna, do Balcão do Boi, e Marcelo Dias, do jornalismo. Para finalizar, no período da tarde a entrevista foi para Sidnei Maschio do Terraviva DBO na TV. “Abordamos um conteúdo relacionado ao crescimento sustentado no aprimoramento genético do Senepol baseado nos resultados de testes e avaliações, com pressão de seleção e reprodução exclusiva dos melhores indivíduos. Reforçamos junto aos jornalistas o importante conceito de selecionar o rebanho com fundamentação técnica, sobretudo utilizando os programas do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) e GENÔMICA”, disse Itamar Nelo.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!