Uso do Senepol em rebanhos comerciais será mapeado no Brasil

O Brasil abateu mais de 29 milhões de cabeças de bovinos no ano passado. Mas qual a participação da raça Senepol neste mercado? Para verificar a real atuação da raça na pecuária comercial, a ABCB Senepol (Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol) fará um mapeamento no Brasil dos animais meio-sangue (nascidos de cruzamento industrial entre Senepol e outras raças de corte).

O levantamento ficará a cargo da Scot Consultoria, empresa especializada na coleta, análise e divulgação de informações de mercado para o campo. A expectativa é de que a pesquisa seja concluída em seis meses. Já o CEPEA/ESALQ ficará a cargo de medir e quantificar o valor econômico que o meio-sangue Senepol imprime porteira adentro, comparando os resultados com outros levantamentos feitos em rebanhos comerciais pelo próprio centro de pesquisa. De acordo com o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin, as informações coletadas pela Scot e pelo CEPEA serão utilizadas para planejar diversas ações de valorização da raça em toda a cadeia produtiva, dentro do PMGS (Programa de Melhoramento Genético do Senepol), garantindo a certificação de ponta a ponta, ou seja, do pasto ao prato.

Um dos projetos beneficiados com a pesquisa será o sistema de certificação de criatórios “PMGS Approved”, selo de qualidade que está sendo implantado pela ABCB Senepol e que funcionará como atestado ao mercado de que o criatório creditado adota práticas e condutas alinhadas com as atuais exigências do consumidor na produção de animais melhoradores.

Outro projeto que utilizará as informações do mapeamento será o “Senepol Quality Assurance”, selo de garantia para a carne produzida dentro do padrão de qualidade estabelecido pelo PMGS Approved. A proposta é desenvolver ações em conjunto com frigoríficos parceiros para colocar no mercado uma carne certificada pelo Senepol Quality Assurance. “Os dados coletados pela Scot Consultoria e pelo CEPEA ajudarão a aprimorar esses dois selos de qualidade de forma profissional e estruturada, certificando o processo produtivo de ponta a ponta”, finaliza o presidente da ABCB Senepol.

A raça vem sendo utilizada cada vez mais na pecuária comercial devido ao fato de proporcionar um alto grau de heterose quando utilizada em cruzamentos com zebuínos, garantindo 30% a mais de ganhos econômicos em comparação a outros animais cruzados. Importada há 17 anos dos Estados Unidos e das Ilhas Virgens (Saint Croix), a raça consegue manter bom desempenho mesmo em regiões de clima quente e em sistemas a pasto, que é o cenário mais comum na pecuária comercial brasileira. Isso contribui para o uso de touro Senepol, tanto em monta natural quanto para repasse das fêmeas, em sistemas de cruzamento industrial.

Sobre a ABCB Senepol

A ABCB Senepol é a entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil para a execução do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol. A associação também conta com o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), composto por quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Genômica. São quase 600 associados em todo o país, que hoje é referência mundial em seleção da raça. Informações: www.senepol.org.br

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!