Uberaba sedia em maio Mostra Senepol na Terra do Zebu

NL9A6299

A raça bovina Senepol terá uma mostra especial na Capital do Zebu, a cidade mineira de Uberaba/MG, entre os dias 29 de abril e 5 de maio. O evento acontecerá na Central Uberaba e terá a participação de até 40 touros, matrizes e bezerros com registro genealógico e animais meio-sangue da raça pertencentes aos associados da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). A mostra de animais “Senepol na Terra do Zebu” é resultado da parceria firmada neste ano entre a ABCB Senepol e a Central Uberaba para a promoção da raça e a viabilização da coleta de sêmen e de embriões para todos os criadores, independente do tamanho da propriedade.

Como o Brasil é referência mundial na seleção da raça, a expectativa é de que visitantes brasileiros e de outros países passem pelo local. E, além da mostra, ao longo dos sete dias do evento, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar sobre a raça e as novas tecnologias aplicadas à seleção animal e ao manejo. No dia 3 de maio, serão ministradas palestras técnicas sobre padrão racial, melhoramento genético, seleção genômica e nutrição. Ao final das apresentações, os visitantes poderão degustar a carne Senepol ½ sangue, que tem como diferencial a maciez e o sabor. A parte da tarde será destinada às visitas monitoradas pela Central Uberaba, quando os participantes poderão conhecer os touros da raça que estão em coleta de sêmen na empresa.

Os criadores associados à entidade interessados em participar do evento podem fazer inscrição até o dia 23 de abril por e-mail (marketing@senepol.org.br). Podem ser inscritos bezerros com Registro Genealógico de Nascimento (RGN) e matrizes e touros com Registro Genealógico Definitivo (RGD), além de animais meio-sangue de associados da ABCB Senepol.

O Senepol está completando 18 anos de Brasil. “A raça está cada vez mais sendo utilizada em cruzado industrial com raças zebuínas por garantir maior ganho de peso em menor tempo, encurtando o ciclo de produção. Além disso, apesar de ser um taurino, consegue cobrir a vacada a campo mesmo em regiões de clima quente”, assegura o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin. Uma pesquisa divulgada neste ano pela Scot Consultoria atestou que os ganhos com a raça na pecuária comercial vão desde a fase de nascimento e desmama até o abate. Os bezerros meio-sangue são desmamados com uma arroba a mais e, na fase final de produção, é possível abater as fêmeas cinco meses mais cedo, enquanto nos machos a redução é de quatro meses, todos comparados a outras raças.

De acordo com o diretor da Central Uberaba, Gilmar Ferreira, a mostra “Senepol na Terra do Zebu” vem para auxiliar os criadores no trabalho de melhoramento genético das raças bovinas e a pecuária brasileira. A Central Uberaba tem capacidade total para abrigar 69 touros, coleta cerca de 30 mil doses por mês e, neste ano, oferecerá também o serviço de produção de embriões em parceria com a empresa Origem. A Central Uberaba está localizada na BR 050, KM 158.

Confira a programação da mostra “Senepol na Terra do Zebu”:

26/04 – Entrada de animais;
27 e 28/04 – Adaptação de animais;
29/04 a 05/05 – Mostra de animais;
03/05 – Na parte da manhã, palestras técnicas sobre a raça Senepol, aplicação da genômica na raça e nutrição animal. Na parte da tarde, visita monitorada às instalações onde estão os touros Senepol em coleta na Central Uberaba;
06/05 – Saída de animais.

Sobre a ABCB Senepol
A ABCB Senepol é a entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil para a execução do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol. A associação também conta com o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), composto por quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Genômica. Referência mundial em seleção da raça, reúne cerca de 600 associados em todo o País. Informações: www.senepol.org.br

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!