Técnicos da ABCB Senepol serão capacitados para atuar no PMGS e na certificação da carne

2d64e86d-b135-4f0d-be5e-6c30aa803d04

A ABCB Senepol está investindo na ampliação do quadro de técnicos credenciados para atender criadores em todo o Brasil tanto na área de registro genealógico quanto de melhoramento genético. A entidade conta atualmente com 29 técnicos e outros quatro profissionais serão credenciados para garantir atendimento de qualidade aos 654 associados de todo o Brasil. Com a expansão do PMGS (Programa de Melhoramento Genético de Senepol), que já conta com mais de 100 criatórios participantes, a entidade fará em 2019 dois treinamentos para que os técnicos possa atuar também como certificadores do programa, além de continuarem como inspetores do Serviço de Registro Genealógico.

De 12 a 15 de fevereiro de 2019, a entidade realizará o “Curso de Capacitação Técnica do PMGS e Atualização do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol”. “Os técnicos que já atuam no registro serão qualificados e credenciados para atuarem também como auditores e certificadores do PMGS. Com isso, eles darão todo o suporte necessário aos criadores para o melhor uso das ferramentas de seleção disponibilizadas pelo programa”, explica o superintendente Técnico da ABCB Senepol Celso Menezes.

O curso é exclusivo para os técnicos inspetores da associação e, conforme determina a Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a participação dos mesmos é obrigatória. “A capacitação constante dos técnicos é muito importante, pois precisamos garantir que o serviço prestado no campo, tanto na área de registro quanto de melhoramento, tenha o rigor e a qualidade necessária para garantir que apenas animais dentro do padrão racial e com boa avaliação genética sejam multiplicados. Quando um animal fora dos padrões exigidos é utilizado para reprodução, pode desencadear a multiplicação de características morfológicas e de desempenho indesejáveis, comprometendo o sucesso da raça.”, explica Celso. Todos os participantes do curso serão credenciados como “Técnicos PMGS” e não apenas técnicos inspetores da raça.

Outro curso de capacitação previsto para 2019 é o de “Avaliação de carcaça”. Segundo o presidente da ABCB Senepol Pedro Crosara, os técnicos serão treinados para que possam atuar como Avaliadores de Carcaça Padrão na concessão do selo de garantia da carne Senepol, o SQA.

Com esse investimento na ampliação e capacitação de seu corpo técnico, a ABCB Senepol acredita estar preparada para acompanhar o forte crescimento da raça nos últimos anos. A entidade tem em seu banco de dados quase 99 mil animais registrados, um crescimento de 308% desde 2012. Na época, a associação contava com 5 técnicos inspetores e 133 associados. A expectativa é ultrapassar em breve os 100 mil animais registrados no Brasil.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!