Senepol terá sede própria no parque de exposições Camaru

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) lançou ontem, dia 04, a pedra fundamental de sua sede própria na cidade de Uberlândia-Mg. As obras do novo prédio, que será dentro do Camaru em uma área cedida em comodato pelo Sindicato Rural de Uberlândia, terão início em janeiro de 2018. O local escolhido pela associação fica próximo ao principal acesso do parque. O anúncio foi feito pelo presidente da ABCBS, Pedro Crosara Gustin, na presença do presidente do Sindicato Rural, Thiago Soares Fonseca e diretores das duas entidades, durante confraternização no espaço Mundo do Senepol, no Parque de Exposições do Camaru.

A ABCB Senepol, que reúne mais de 500 associados em todo o país, escolheu fixar escritório em Uberlândia por ter no Triângulo Mineiro, a maioria de seus criadores. “As grandes lideranças do Senepol se encontram na nossa região e ter um local concreto nos dá mais tranquilidade para desenvolver os projetos em prol do crescimento sustentável dessa raça”, disse Pedro Crosara. O presidente afirmou ainda que o fato de estar dentro do parque permite que realizem a maior feira mundial do Senepol em Uberlândia. “Nosso sonho é transformar Uberlândia na capital nacional do Senepol e isso será possível com essa ajuda do Sindicato Rural”, concluiu.

Túnel do tempo Senepol

Durante o evento, também foi inaugurado o Túnel do Tempo do Senepol, espaço que conta toda a trajetória da raça no mundo e no Brasil. Além disso, o presidente da ABCB Senepol homenageou todos os ex-presidentes da entidade (João Arantes Júnior – in memoriam, Daniel Stéfani, Ricardo Pereira Carneiro e Gilmar Goudard) e o presidente do Sindicato Rural.

O Sindicato Rural ofereceu o espaço para a associação visando ter a raça como âncora de suas exposições agropecuárias. “A raça Senepol hoje tendo sua casa em Uberlândia, abrilhanta nossa feira, portanto tínhamos que dar um retorno para a raça por tudo que fizeram pelo Sindicato”, disse Thiago Fonseca. “Acredito que a vinda deles pra cá vai movimentar e dar outra vida para o parque”, concluiu. Fonseca afirmou ainda que o Camaru está aberto para qualquer outra associação nacional de criadores que deseje se estabelecer no parque.

A ABCB Senepol foi fundada em 2002. Dois anos após os primeiros exemplares da raça serem importados dos Estados Unidos, a ABCB Senepol funcionava na cidade de Jaboticabal/SP, e foi transferida em 2004 para Uberlândia. A entidade é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária a Abastecimento para execução do Serviço de Registro Genealógico da Raça Senepol no Brasil.

Programação no Camaru 2017

O “Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato” tem atraído um grande número de visitantes ao espaço exclusivo para a raça, o Mundo Senepol, no interior do Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia/MG. No local, estão expostos mais de 250 animais de diversos criatórios do país. O primeiro dia da programação do “Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato”, 30 de agosto, foi aberto pelo projeto Senepol Solidário – Concurso de Fotográfico APAE/Uberlândia. Quase 40 alunos da APAE participaram do projeto e fotografaram os animais da raça. As melhores fotografias serão premiadas no dia 4 de setembro.

No aniversário da cidade de Uberlândia (31/08) muitas famílias aproveitaram o dia para visitar o Parque Camaru e no Mundo do Senepol puderam conhecer um pouco mais sobre a raça. O Mega Encontro Internacional do Senepol teve o lançamento do Núcleo Feminino do Senepol, dia de campo e capacitação dos técnicos da ABCB Senepol. Nos dias 5 e 6, haverá o “I Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol”, cujas inscrições podem ser feitas pelo site da ABCB Senepol www.senepol.org.br. O leilão União Senepol acontece no dia 6 de setembro no tatersal de elite. A programação completa do evento também está disponível no site.

Fonte: Sindicato Rural de Uberlândia

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!