Senepol é destaque no Encontro de Criadores da Scot Consultoria

Com a presença de participantes de várias regiões do país, o “Encontro dos Encontros da Scot Consultoria” abriu a programação no dia 30 de setembro, em Ribeirão Preto/SP, com o “Encontro de Criadores”. Foram ministradas palestras sobre as ações desenvolvidas pelas principais raças de corte do Brasil para a produção de carne de qualidade. O superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Celso Menezes, ministrou palestra sobre a raça, suas características e uso no cruzamento industrial. Segundo ele, o Senepol é uma das raças que mais tem crescido no Brasil por sua grande adaptabilidade e desempenho. “Todas as raças estão trabalhando para melhorar cada vez mais a produtividade dos rebanhos e a qualidade de carne. No caso do Senepol, estamos valorizando e identificando animais superiores por meio do programa de melhoramento genético PMGS para multiplicarmos somente exemplares de alto valor genético”, disse Celso Menezes.

Representantes de outras raças, tais como Guzerá, Nelore e Angus, também apresentaram seus projetos.  Para o superintendente Técnico da ABCB Senepol, o debate permitiu aos participantes conhecer mais a fundo a pecuária de corte como um todo. “Não é preciso inventar a roda, pois já temos os modelos de produção bem estabelecidos. É questão apenas de aprimorar. Todas as raças estão no mesmo barco e remando na mesma direção, só que cada uma tem seu mercado a ser conquistar. O melhor de tudo é que essa é uma disputa saudável onde quem ganha é o consumidor e a pecuária de corte do Brasil”, assegura.

Durante o evento, os participantes também conheceram inovações, como a genômica. O professor e membro do Conselho Deliberativo Técnico do Senepol, José Fernando Garcia, ministrou palestra sobre o assunto. De acordo com ele, no caso da raça Senepol, a ferramenta tem sido utilizada de diversas formas. “Usamos para verificação de paternidade, em provas de desempenho, para identificar indivíduos com marcadores moleculares pontuais, como é o caso do gen Slick e dupla musculatura, e na seleção genômica do PMGS”, informa Garcia.

Além das palestras sobre o Senepol, os participantes também conheceram os projetos da ABCB Senepol no estande da entidade no evento. A Ala Jovem foi representada por Murilo Felício e o Núcleo Feminino do Senepol por Talita Garcia. Quem passou pelo local também foi o coordenador do projeto “O Agro contra o câncer” do Hospital de Amor de Barretos, José Rubens de Carvalho, o Rubikinho, que foi presenteado com um exemplar do livro “Linhagens do Senepol”.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!