Raça Senepol terá evento especial na Expolages 2018

ExpoLages 2017 - SENEPOL - Fom Conradi Fomtography (5)

Inscrições para participar do “Momento Senepol” continuam abertas e são limitadas. Haverá palestras técnicas e mostra de animais

A Expolages, uma das principais exposições de Santa Catarina, sediará um evento especial da raça Senepol, que está comemorando 18 anos de seleção no Brasil. Agendado para o dia 12 de outubro, o “Momento Senepol” terá palestras técnicas e mostra oficial de animais na pista de elite Carlos Lopes do Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages. As inscrições são limitadas, continuam abertas e podem ser feitas por e-mail (senepolvitoria@hotmail.com ou lisboacristian@gmail.com). O evento será das 15h30 às 18h e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

A primeira palestra do dia será ministrada pelo pecuarista Erik Jan Petter, que abordará os resultados do uso da raça Senepol em cruzamentos na região Sul. “No ano 2000, fizemos vários cruzamentos buscando um animal rústico, precoce e com alto desempenho em ganho de peso. Todas as raças apresentaram resultados satisfatórios em ganho de peso, mas, na reposição de matrizes, os resultados de fertilidade não agradavam muito, além da falta de rusticidade nos animais. Em 2004, passamos a usar sêmen de Senepol, uma raça que não era conhecida na região, pois tinha pouco tempo de seleção no Brasil. Já no nascimento dos primeiros produtos, os animais chamaram a atenção. Depois de observar os resultados das matrizes ½ sangue Senepol, chegamos à conclusão de que realmente a raça era diferente. Assim, aumentamos a participação da raça nas inseminações realizadas e, hoje, 100% das inseminações na fazenda são feitas com Senepol”, diz Petter, do criatório Senepol da Koelpe, localizado em Castro/PR. Segundo ele, os índices zootécnicos da fazenda também melhoraram com a adoção do Senepol e a taxa de prenhez é de 92%. Cerca de 40% dos machos desmamados são abatidos superprecoces, entre 15 a 18 meses e com 16 arrobas, somente a pasto.

Na sequência, o “Momento Senepol” terá a Mostra Oficial da raça, com apresentação de machos, fêmeas, novilhas e vaca parida com bezerro ao pé. Todos os exemplares são oriundos dos criatórios catarinenses Senepol Vitória e Senepol Canto da Siriema. Será uma oportunidade para os visitantes conhecerem as características raciais do Senepol e esclarecer dúvidas sobre seu potencial produtivo.

Após a Mostra, haverá a apresentação do case de sucesso da criadora Maria Vitória Proença, que seleciona a raça no município de Rio das Antas e já participou de outras edições da Expolages expondo animais de seu criatório, o Senepol Vitória. Estudante de Zootecnia, ela coordena a Ala Jovem Senepol, grupo lançado recentemente pela ABCB Senepol com o objetivo de levar informações sobre a raça para as novas gerações de pecuaristas. “O Senepol é uma das raças que mais cresce no País e já mostrou ser uma excelente opção para a pecuária da região Sul, por ser precoce e muito rústica. A Expolages 2018 será uma oportunidade para os visitantes conhecerem o potencial da raça e, também, de fazerem negócios”, assegura Maria Vitória.

A terceira palestra do dia será ministrada pelo criador Cristian Lisboa, que abordará justamente esse crescimento da raça em Santa Catarina. “Apesar de não termos um grande número de criatórios de Senepol no estado, a procura pela raça tem aumentado nos últimos anos, principalmente por conta dos resultados animadores que os animais vêm apresentando em cruzamento industrial com outras raças”, destaca o pecuarista, titular do criatório Senepol Canto da Siriema, em Painel/SC.

A rodada de palestras terminará com um bate-papo com a Ala Jovem Senepol. A coordenadora Maria Vitória será a moderadora do debate e, também, apresentará os principais projetos e objetivos do grupo. A programação será encerrada com um momento “surpresa” que está sendo preparado pelos organizadores.

A Expolages 2018 será de 9 a 14 de outubro e terá, além da parte de pecuária, expositores da indústria, do comércio e de serviços. Os animais da raça Senepol poderão ser visitados pelo público em geral ao longo de toda a feira.­

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!