Raça Senepol ganha espaço em eventos pecuários

O trabalho de fomento e promoção da raça Senepol está sendo realizado em diversos eventos do setor ao longo deste mês de março. Os participantes do 14º Encontro de Confinadores, Gestão Técnica e Econômica, ocorrido de 12 a 14 de março, em Ribeirão Preto, puderam conhecer em detalhes as características da raça e outros projetos da ABCB Senepol. O superintendente Técnico, Celso Menezes, recebeu os visitantes no estande da entidade e esclareceu dúvidas sobre o PMGS (Programa de Melhoramento Genético do Senepol), o Programa de Certificação da Carne e o uso da raça em cruzamentos. “Este ano teremos muitas novidades na área de melhoramento, para garantir que o criador tenha as ferramentas mais modernas para selecionar seu rebanho. Uma delas é o Sumário de Fêmeas que acabamos de lançar e já pode ser baixado no site da associação”, diz Menezes.
Em um evento voltado para confinadores, o assunto carne de qualidade não podia faltar. Roberto Barcelos, especialista em carne de qualidade e consultor do Programa de Certificação da Carne Senepol, esteve no estande da ABCB Senepol e falou sobre a produção de carnes nobres no país. “Os desafios são grandes para qualquer raça que queira estabelecer um programa de qualidade de carne em função da variabilidade genética das raças. Por isso, é preciso identificar as linhagens e os touros com características ligadas à qualidade de carcaça e multiplicar essa genética no rebanho. O marmoreio é importante, pois ele ajuda a proporcionar maciez, sabor e suculência”, explica Barcelos.
Segundo ele, o produtor precisa ser eficiente para separar os dois tipos de genética no momento da seleção, para que consiga atender seu mercado-alvo. “A definição de qual touro utilizar nos acasalamentos é onde praticamente será definida a qualidade final do produto, se será a carne para o dia a dia ou para o churrasco do final de semana”, explica Barcelos.
A Ala Jovem Senepol e o Núcleo Feminino também contaram com representantes do evento. Segundo a criadora Talita Garcia, o Núcleo vem trabalhando para trazer a mulher para o agronegócio, especialmente para a seleção da raça Senepol, e também capacitá-la para atuar na liderança do negócio. Já Murilo Felício, representante da Ala Jovem, destacou que o grupo tem incentivado as novas lideranças no campo. “O jovem é o futuro da pecuária e é ele que vai ajudar a fomentar a raça ainda mais no país. Temos muitos integrantes que aderiram à Ala Jovem mesmo sem serem filhos de criadores de Senepol porque acreditam no potencial da raça”, acrescenta Felício.
Mais eventos- A ABCB Senepol também estará presente em outros eventos neste mês, dentre eles a Femec, de 26 a 29 de março, em Uberlândia/MG, e a Expolondrina, de 5 a 14 de abril, em Londrina/PR.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!