Principal evento da raça Senepol começa nesta sexta

A programação contará com curso sobre a raça, leilões, lançamento do Sumário de Touros e degustação de carne

Começa nesta sexta-feira, dia 30, o III Mega Encontro do Senepol – Do Pasto ao Prato e a expectativa é atrair visitantes de todo o País até o dia 7 de setembro, no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia/MG. Este é o principal evento da raça, cujo uso na pecuária de corte nacional vem crescendo por apresentar alto desempenho na produção de carne. A organização é da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

E para mostrar toda a qualidade e sabor da carne Senepol, neste ano, renomados churrasqueiros vão preparar churrasco no “Espaço Mundo do Senepol”, localizado no interior do parque. No domingo (1°), as “Braseiras”, grupo de mulheres que atuam profissionalmente no segmento da carne e na gastronomia, comandarão a churrasqueira, a partir das 18h. O evento é organizado pelo Núcleo Feminino do Senepol. Outro momento de degustação acontecerá no dia 3 de setembro, sob o comando da Ala Jovem Senepol. Neste dia, os especialistas em carne Premium Lucas Barcelos e Roberto Barcelos pilotarão a churrasqueira.

Quem passar pelo “Espaço Mundo do Senepol” ainda poderá ver a mostra de animais, que conta com 119 exemplares puros e 54 cruzados (meio-sangue Senepol) vindos de criatórios de vários estados, dentre eles Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Lançamento e curso- Uma das novidades desta edição do Mega Encontro será o “I Curso PMGS para Criadores – Com foco nas tecnologias para a evolução da raça Senepol”, que terá aulas práticas e teóricas nos dias 3 e 4 de setembro. As vagas esgotaram antes do previsto e o número de participantes será de 120 pessoas.

Outra novidade é o lançamento do Sumário PMGS de Touros 2019 que, pela primeira vez, trará as DEPs Genômicas, índice usado na seleção dos animais com o objetivo de multiplicar somente a genética dos melhores exemplares. Para a edição 2019, todas as características que já contam com DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) tradicionais também terão as DEPs Genômicas. A expectativa é que as DEPs Genômicas acelerem o avanço genético que a raça vem tendo desde que chegou ao Brasil, no ano 2000. “Será um divisor de águas para o Senepol, não só no Brasil como no mundo, pois, pela primeira vez na história da raça, teremos uma ferramenta genômica que poderá ser aplicada na seleção dos animais”, diz o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara.

Na parte de negócios, serão realizados dois leilões. No dia 4 de setembro, acontecerá o Leilão Elite Senepol Paraíso & Convidados e, no dia 5 de setembro, o Leilão Reserva Central Senepol para os Amigos.

Como todos os anos, o Mega Encontro do Senepol ocorre paralelamente à Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru.

Sobre a ABCB Senepol

A ABCB Senepol é a entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil para a execução do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol. A associação também conta com o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), composto por quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Genômica. Referência mundial em seleção da raça, conta com um rebanho de mais de 100 mil animais registrados e reúne quase 700 associados em todo o País. Informações: www.senepol.org.br

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!