PMGS

Caro amigo(a) associado(a),

O PMGS já começou!

Faça a sua adesão.

O PMGS surge como um novo marco estratégico para nortear os trabalhos de cada criador na seleção, no melhoramento e no desenvolvimento da Raça Senepol, com o objetivo principal de aumentar de forma sustentável a sua produtividade e a sua competitividade, por meio de ações coordenadas e organizadas, gerando o máximo de benefícios a seus criadores e à pecuária de corte brasileira.

Cada criatório tem seu objetivo de seleção, o qual deve ser respeitado. O PMGS não interfere nesta soberania. Os benefícios do programa são:

  • Acelerar, de forma organizada, o melhoramento genético da Raça Senepol;
  • Estruturar o arquivo Zootécnico Nacional da Raça Senepol – AZNS;
  • Certificar a qualidade dos rebanhos participantes do PMGS;
  • Agregar qualidade genética e, portanto, valor aos rebanhos participantes do PMGS;
  • Fomentar a base dos programas de carne certificada SQA (Senepol Quality Assurance);
  • Internacionalizar a genética brasileira da Raça Senepol pelo Programa Brazilian Senepol.

Detalhamentos importantes do programa:

  • Pilar SRG

O Serviço de Registro Genealógico já funciona rotineiramente, com regulamentação própria e aprovada pelo MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Contato: senepol@senepol.org.br

  • Pilar Provas Zootécnicas

Pode ser entre rebanhos (provas comunitárias) em instituições chanceladas pela ABCB Senepol ou intrarrebanho (avaliação própria do rebanho feita pelo próprio criador em sua propriedade), cujas solicitações de instruções poderão ser enviadas para: pmgs@senepol.org.br

  • Pilar Melhoramento Genético Geneplus

O contrato de adesão ao programa Embrapa / Geneplus é feito diretamente pelo associado. Por ser o programa oficial, caso necessário, a ABCB Senepol se dispõe a intermediar em favor do associado. Contato para intermediações, se necessário: pmgs@senepol.org.br

Contato para adesão ao programa Embrapa  / Geneplus: geneplus@geneplus.com.br

  • Pilar Informação Genômica

A ABCB Senepol firmou contrato de parceria com laboratório oficial para genotipagem completa, contudo, a emissão de relatório interpretativo das informações será do Gen Slick Hair (tamanho de pelo / adaptação) e DM (dupla musculatura), para que se torne aplicável o uso do resultado pelo associado proprietário do animal.

A ABCB Senepol já está realizando a avaliação genômica de 2.500 amostras de indivíduos da raça, oriundas de material genético coletado nos últimos quatro anos pela Embrapa, e amostras de animais participantes de importantes provas de avaliação, como PADs, Safiras e CP Lagoa.

A ABCB Senepol também fará a  genotipagem de todos os touros constantes no sumário oficial da raça (Sumário de Touros Senepol 2017), de forma gratuita, para o qual solicitamos ao criador proprietário destes animais que colete pelo ou sêmen e envie à ABCB Senepol informando, no envelope da amostra, tratar-se de “Touro constante do Sumário”.

Por fim, a ABCB Senepol isentará das taxas de registro animais com defeitos morfológicos, bem como custeará a realização da avaliação genômica destes animais, por tratar-se de importantes informações que comporão o AZNS (Arquivo Zootécnico Nacional da Raça Senepol).

Certos do importante passo estruturado e de forma responsável para com a Raça Senepol, nós o convocamos a aderir, desde já, ao PMGS.

Para aderir ao PMGS, basta clicar aqui e baixar o termo de adesão.

Atenciosamente,
Pedro Crosara Gustin
Presidente ABCB Senepol

Os comentários estão encerrados.