Pecuaristas estrangeiros investem no Senepol brasileiro

A grande qualidade da raça Senepol, que há 18 anos vem sendo selecionada no Brasil, vem atraindo cada vez mais pecuaristas de outros países interessados em importar a genética nacional. Esta semana comitivas do Paraguai e da Alemanha visitaram o Brasil para conhecer as tecnologias aplicadas na seleção da raça e também para adquirir a genética brasileira. Os estrangeiros estiveram em criatórios e na Central Senepol, em Marília/SP, onde conheceram as instalações do laboratório de produção de embriões e a área de hospedagem das doadoras. Atualmente, no local estão alojados 135 animais.

Esta é a segunda comitiva de paraguaios que visita a central em menos de um mês. Em outubro, pecuaristas, especialistas, representantes da Associação Rural do Paraguai e de órgãos do governo federal paraguaio estiveram no local. “O governo daquele país tem um programa de melhoramento genético do rebanho voltado para pequenas propriedades rurais. A partir da genética adquirida no Brasil, serão produzidos embriões que serão exportados posteriormente para o Paraguai para melhoramento do rebanho nacional”, informa Aluísio Favaro, sócio da central.

Forte demanda por animais avaliados
A Central Senepol faz parte do PMGS (Programa de Melhoramento Genético do Senepol). Lançado pela ABCB Senepol em 2017, o programa norteia os trabalhos de seleção de cada criador participante, oferecendo para isso quatro importantes ferramentas: Registro Genealógico, Provas de Desempenho, Melhoramento Genético e Genômica. O PMGS é o único programa de melhoramento do Senepol, em países onde a raça é selecionada, que conta com seleção genômica. Neste primeiro momento, estão disponíveis informações genômicas sobre Dupla Musculatura e Slick Hair (pelo) e, em breve, serão publicadas DEPs Genômicas.

A demanda por animais com avaliação genética é grande entre os pecuaristas estrangeiros, pois esta é uma forma confiável de promover o melhoramento do rebanho já que o PMGS é o único programa oficial da raça Senepol no Brasil. O número de rebanhos avaliados no Brasil tem crescido nos últimos anos. O PMGS já conta com mais de 100 rebanhos participantes.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!