Novidade: Programa Safiras do Senepol terá avaliação de eficiência alimentar

Parceria entre Grama e Intergado Tecnologia proporciona avaliação de eficiência alimentar das fêmeas participantes

 A partir do segundo semestre de 2013, o programa Safiras do Senepol, teste de performance promovido pela Fazenda da Grama, de Pirajuí (SP), com apoio do grupo Parceiros do Senepol e coordenação da S+, contará com uma grande novidade: avaliação de eficiência alimentar dos animais participantes.

 A ferramenta será mais um parâmetro para determinar o real valor genético das fêmeas da raça Senepol participantes do programa. “Animais que utilizam os alimentos de forma eficiente necessitam consumir menos para atingir o mesmo nível de produção. Dessa forma, são mais lucrativos. Além disso, o aumento da eficiência alimentar proporciona menor desperdício e excreção de nutrientes, com implicações ambientais positivas”, explica o médico veterinário Junior Fernandes, coordenador do Safiras.

A incorporação da avaliação de eficiência alimentar é fruto da parceria da Grama com a empresa nacional Intergado Tecnologia, que vem desenvolvimento equipamentos para a pecuária brasileira do futuro, como a Pecuária de Precisão.

O equipamento que será utilizado no Safiras do Senepol é o Cocho Eletrônico AF 1000 Master, que registra o consumo diário de alimento dos animais de forma individual e automática. A estrutura tem capacidade implatanda para 150 fêmeas e já existem planos de expansão, de acordo com as necessidades crescentes de avaliaçãoo

 “Além de mensurar o consumo, esse dispositivo eletrônico tem a capacidade de registrar informações sobre o comportamento alimentar dos animais, sendo essas de extremo valor para o gerenciamento do trabalho”, conclui Junior Fernandes.

 Sobre Programa Safiras do Senepol

Um programa chancelado pela pesquisa e reconhecido pelo mercado.

Lapidar uma raça e refletir seu brilho em números. A ideia gerou em 2009 o Programa Safiras do Senepol, um teste de performance que é realizado na Fazenda da Grama, em duas edições anuais, que avalia fêmeas em idade jovem e as qualifica em três categorias: Doadoras Safiras TOP 10, Doadoras Safiras e Matrizes. Um programa democrático, aberto a todos os  criadores interessados e cujos resultados são compartilhados entre todos os participantes em benefício próprio e também daqueles que irão adquirir estes animais.

São analisados critérios como o escore do trato reprodutivo (precocidade e prolificidade), ultrassonografia de carcaça, escore visual, adaptação e desempenho produtivo. O trabalho aponta o caminho para o crescimento sustentável da raça, minimizando riscos e potencializando resultados para quem investe em Senepol. O programa de avaliação é coordenada pela equipe técnica da S+, com a participação de renomados pesquisadores da Unesp, Embrapa, Instituto de Zootecnia e Coan Consultoria. Pode ser considerado, como um grande campo de fomento a pesquisa científica da raça Senepol, bem como um dos maiores programas de avaliação de fêmeas do país, com premiação internacional.

Mais informações sobre o programa Safiras do Senepol podem ser obtidas através do site www.senepoldagrama.com.br ou pelo telefone: 16 97852152 – JR Fernande

Jpeg Jpeg

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!