Novembro marca os 18 anos do Senepol no Brasil

Selo 18 Anos Senepol No Brasil_red

Uma data importante na trajetória da raça Senepol no Brasil foi destaque esta semana. O dia 11 de novembro marca a entrada no país dos primeiros animais vivos puros vindos dos Estados Unidos. Um avião partiu da Flórida com direção a Porto Velho (RO), trazendo 72 animais Senepol. Esse fato histórico ocorreu no ano 2000. No mesmo ano, sêmen de cinco touros selecionados nos Estados Unidos passou a ser comercializado no Brasil por uma central de inseminação. Assim, o país dava os primeiros passos para a consolidação da raça na pecuária nacional, que em menos de duas décadas se tornaria referência mundial na genética Senepol.

A raça está comemorando seus 18 anos de Brasil com números robustos. Já são 98.827 animais registrados pela ABCB Senepol, que hoje atende quase 900 associados e não associados. Fatos recentes também marcam a história da raça. Em 2017, a raça ganhou seu programa oficial de melhoramento genético, o PMGS, que já tem mais de 100 criatórios participantes. Já em 2018 foi lançado a primeira versão do Sumário de Touros com dados genômicos. Outro fato marcante do ano foi o lançamento do Programa de Certificação da Carne Senepol. “Todos esses investimentos no avanço da raça fizeram do Brasil referência mundial. Muitas comitivas estrangeiras visitam o país interessados em importar a genética brasileira”, destaca o presidente da ABCB Senepol Pedro Crosara.

Centenário- No mundo, o Senepol surgiu há 100 anos para atender a necessidade dos criadores da ilha de Saint Croix de obter um gado rústico, resistente a doenças e acostumado a condições extremas da região para produção de carne. Esse foi o principal motivador para Bromlay Nelthropp em 1918 introduzir touros da raça Red Poll, originários da Inglaterra, no rebanho puro de N’Dama de seu pai Henry C. Nelthropp, na ilha de Saint Croix. Essa mescla de Red Poll com N´Dama deu origem à raça Senepol.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!