UBERLÂNDIA RECEBE MEGA EVENTO DO SENEPOL

O maior e mais importante evento da raça Senepol no Brasil começa nesta sexta-feira (26/08), em Uberlândia/MG, trazendo uma programação especial para mostrar o enorme potencial produtivo da raça aos visitantes da 53ª Exposição Agropecuária – Camaru Agronegócios 2016. A “Cidade do Senepol” será o ponto de encontro dos criadores e novos investidores no Parque de Exposições de Uberlândia entre os dias 26 de agosto e 7 de setembro. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol-ABCB Senepol, Gilmar Goudard, o evento é “mais que uma feira, mais que um momento singular para conhecer a raça e seus representantes e criadores. O Camaru vem para confirmar o título de Uberlândia como a capital do Senepol e, o Brasil como o celeiro do Senepol do mundo.

 

portal camaru

Nos pavilhões da exposição, estarão expostos 310 animais de alta qualidade genética vindos dos mais renomados criatórios do país. Para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a ABCB Senepol preparou o “Curso Intensivo sobre a raça Senepol para o Criador”. As aulas serão nos dias 30 e 31 de agosto no Camaru e permitirão aos participantes obter informações gerais sobre a raça Senepol, tais como: origem, histórico, evolução, introdução no Brasil, padrão racial, características de desempenho e reprodutivas, regulamento do Serviço de Registro Genealógico, principais linhagens, provas de avaliação, Sistema de Comunicações do Serviço de Registro Genealógico via web, dentre outros temas.

De acordo com o superintendente Técnico da ABCB Senepol,Celso Menezes, a intenção é que todo participante do curso entre com uma visão e saia com uma amplitude muito maior de conhecimento e de visibilidade sobre a raça. “Como o evento é direcionado para criadores, tratadores, estudantes e o público em geral, a linguagem utilizada será bem simples, com uma metodologia de ensino prática e objetiva. O curso também faz parte do plano de ações do CDT e da Diretoria Executiva, de expandir para todo o Brasil informações técnicas sobre o Senepol, pois se trata de uma raça nova em nosso país e que carece deste tipo de informações”, explica Menezes.

 

Oferta de genética de alta qualidade

O mais tradicional evento da raça terá ainda uma agenda repleta de eventos dedicados à comercialização de animais de alto valor genético. Para mostrar ao público um pouco da genética que estará em oferta no Camaru, haverá o Happy Hour Nova Vida no dia 31 de agosto, das 17h às 20h, no Espaço do Produtor Rural. Serão apresentados os animais que compõem o catálogo do 1 º Leilão União Senepol. O pregão acontecerá no dia 1 º de setembro, a partir das 21h, no Tatersal de Elite do Parque de Exposições Camaru, e ofertará 40 doadoras Senepol PO. Promovido pela Senepol Nova Vida, o leilão terá transmissão pelo Canal Rural, com a coordenação da Programa Leilões.

No dia 2 de setembro, a partir das 9h, será a vez do 2º Canaã Day com a oferta de mais de 80 animais e 600 embriões. O evento acontecerá na BR 365, sentido Ituiutaba.

No dia 4, a programação da raça Senepol segue no Camaru 2016 com o Shopping Senepol Belo, na Fazenda Monte Belo, a partir das 9h. Serão ofertados mais de 50 exemplares da raça.

Curso de Cortes Nobres Argentinos

Outra grande atração do evento será o “Curso de Cortes Nobres Argentinos”, que estará sob o comando do conceituado mestre parrileiro Daniel Mansour.  O evento acontece dia 3 de setembro, das 14h às 17h, no Espaço do Produtor Rural. Serão explicadas as formas corretas de fazer alguns cortes do dianteiro e traseiro meio sangue Senepol para agregar valor à carne e, assim, obter maior margem de lucro e qualidade.

O método argentino permite chegar a 52 cortes e subcortes de carne, enquanto o brasileiro obtém apenas 24 variedades. Outro diferencial do princípio argentino é não classificar a carne como sendo de primeira ou de segunda. Assim, o mestre argentino defende que é o corte errado que leva a um produto de qualidade inferior. Daniel Mansour inaugurou seu primeiro restaurante de carnes na década de 80, em Buenos Aires, e desde então é referência internacional no preparo de carnes nobres ao modo argentino.

Assembleia da ABCB Senepol

Com sede em Uberlândia, a ABCB Senepol escolheu o Camaru Agronegócios 2016 para promover sua Assembleia Extraordinária. O evento será no dia 3, das 9h às 12h, no Auditório do Sindicato Rural de Uberlândia. Os associados terão a oportunidade de discutir novos projetos para a raça, que hoje conta mais de 45 mil cabeças em todo o Brasil e cerca de 470 criadores. Introduzido no início dos anos 2000, Minas Gerais integra o primeiro lugar do ranking de criação com cerca de 13,2 mil cabeças, seguida pelo Mato Grosso do Sul e com o Mato Grosso em terceiro lugar.

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!