Performance de animais Senepol é avaliada na Fazenda Tufubarina

Em parceria com a Alta, UFU e Grupo Qualitas Melhoramento Genético, a Fazenda Tufubarina realiza pelo terceiro ano consecutivo a identificação de animais no programa Alta Performance Tufubarina 2014

alta tufubarina 1

A Fazenda Tufubarina promove, pelo terceiro ano consecutivo, com a Alta Genetics, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Grupo Qualitas Melhoramento Genético o programa Alta Performance Tufubarina 2014. Em prol do melhoramento genético, o programa pretende avaliar o desempenho dos animais da raça Senepol, quanto à precocidade produtiva e o equilíbrio entre ganho de peso e carcaça.

Com início no dia 26 de maio, a prova terá 56 dias de adaptação, 112 de avaliação e intervalos de 28 dias com mensurações intermediárias. Os animais que passam por processo de avaliação, são de criatórios de várias regiões do país e, durante os 168 dias de prova, eles são submetidos às mesmas condições.

alta tufubarina

O programa avalia 152 animais, sendo 79 machos e 73 fêmeas, de 12 criatórios e de cinco Estados diferentes. De acordo com a Dra. Carina Ubirajara Faria, da UFU, as avaliações são voltadas para verificar 12 características que comprovarão os de genética superior.

Identificar o equilíbrio dos animais está diretamente relacionado com o sistema de produção na atualidade, em que o ganho de peso e precocidade reprodutiva são características indispensáveis para a pecuária de corte. “Essas provas de ganho e peso contribuem muito para identificarmos, em grupos contemporâneos, animais superiores dentro daquele grupo. É uma ferramenta para auxiliar em acasalamento e na continuidade da raça”, afirma Gustavo Vieira, da Tufubarina Senepol.

O encerramento da prova acontece no dia 10 de novembro com a classificação dos animais nas seguintes categorias: elite, superior, regular e inferior. Os resultados são baseados de acordo com o desvio padrão do grupo em referencia ao índice de seleção do teste de performance e liberados para os produtores em conjunto, de modo que cada criador avalie o desempenho do bovino dentro do grupo.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!