Morre Spartacus da Agir, um dos maiores raçadores da raça Senepol

A raça Senepol perdeu, no fim de fevereiro deste ano, um de seus maiores reprodutores. Trata-se do touro Spartacus da Agir, da Agropecuária Agir, do criador Ivo Vladimir Reich. Nascido em 2006, esse filho de Hércules 6801J em Baton da Stéfani estava prestes a completar 10 anos de idade.

Com grande capacidade reprodutiva e responsável por um considerável número de filhos, Spartacus trazia, ainda, em sua genealogia, CN Hercules 5480 como avô paterno e WC 850 como avô materno. “Foi um dos touros que deu uma grande contribuição para o melhoramento e a evolução genética da raça Senepol”, resume o criador Itamar Netto, do ITA SENEPOL e diretor administrativo da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

ANGICOFIVdaJasdan_PropIndividual

A história de Spartacus começou na Feicorte 2008 quando, com 20 meses de idade, o touro teve 50% de sua propriedade adquirida pelo criador Itamar Netto, do então dono do animal, na época, Roberto Coelho. Após um breve período e por acordo comercial entre as partes, Itamar Netto se tornou dono de 100% do animal.

Em pouco tempo, a imagem do touro Spartacus se tornou modelo da raça, aparecendo em outdoors de divulgação de feiras agropecuárias pelas regiões de Goiânia, Brasília e Rio Verde de Goiás, entre outras, como grande destaque desses eventos, atraindo grande número de visitantes e criadores interessados em conhecer um pouco mais sobre a raça Senepol.

Durante a sua trajetória reprodutiva, Spartacus produziu 684 filhos, registrados na base de dados da ABCB Senepol, e totalizou 28.895 doses de sêmen vendidas para cruzamento industrial em todo o Brasil. Além disso, seu filho e sucessor, Aquiles do Ita, foi avaliado e qualificado, em 2013, entre os três melhores animais pelo Instituto de Zootecnia (IZ) de Sertãozinho, em São Paulo.

“Spartacus deixa um sensacional histórico reprodutivo, além de muita satisfação e orgulho para todos os criadores que, de certa forma, participaram de sua existência, em algum momento, como os amigos Ivo e Vera Reich, Roberto Coelho e eu, que ficamos responsáveis pelo legado de dar continuidade a sua progênie”, acrescenta Itamar Netto, que é proprietário do ITA SENEPOL, em Porteirão, GO.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!