Ferramentas de seleção podem melhorar a qualidade do rebanho Senepol

O Sumário Senepol 2015 auxilia os produtores na escolha dos touros ideais para utilizarem na estação de monta

            A raça Senepol cresce, e para que a sua evolução seja promissora, alinhar as vantagens que ela possui com ferramentas de seleção, agrega valor qualitativo à raça. No momento de se tomar decisões para investimento de touros para a estação de monta a pergunta inquietante é: qual animal devo escolher? Pensando em apresentar parâmetros para os criadores da raça, no momento da apuração, foi criado o Sumário de Touros da Raça Senepol, a partir do Programa Geneplus, com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

capa 2

O trabalho de selecionar o Senepol mais adaptado a diferentes sistemas de manejo e interesse dos proprietários é uma ação que pretende melhorar a qualidade dos animais produzidos.  Para atender de forma eficiente, de acordo com Gilberto Menezes, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, um dos coordenadores do Programa de Melhoramento do Senepol no Programa Geneplus, o Sumário é o resultado da avaliação genética feita utilizando a base de dados coletadas nas propriedades participantes do Programa.

“O banco de dados é composto dos levantamentos realizados pelos técnicos nas fazendas integrantes. Dessa forma, os dados são coletados a partir de características economicamente importantes. Uma vez por ano os criadores encaminham os valores mensurados através de planilhas e, atrelada à base de informações de pedigree transmitida pela Associação, é gerada a avaliação genética para as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs), de diversas características”, declara Menezes e reitera, “todos os touros que fazem parte do Programa passam por avaliação genética e se destacam com a avaliação, dentro dos critérios que colocamos”

Quer continuar a leitura? Acesse a revista O Zebu no Brasil (edição 213), caderno Senepol: http://issuu.com/revistaozebunobrasil/docs/zebu_ultimo_ok

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!