ABCB Senepol realiza curso técnico na Expogrande 2016

Durante a 78ª edição da Expogrande, em Campo Grande, MS, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) promoverá um curso técnico para os pecuaristas interessados em aumentar o seu conhecimento sobre a raça que mais cresce no Brasil. O curso será realizado nos dias 12 e 13 de abril, no auditório Acrissul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Na mostra mato-grossense, que acontece de 7 a 17 de abril, a ABCB Senepol também realizará, no dia 11/4, às 14 horas, a Assembleia Geral de 2016. Esta é a primeira vez que a reunião ocorrerá fora de Uberlândia, MG, onde fica a sede da entidade.

Post-Curso-Tecnico

Profissionalização

O curso é direcionado a criadores que investem na profissionalização pessoal e de seus colaboradores, e também a profissionais da área que desejam conhecer os detalhes e as características fundamentais para a criação de Senepol com alto desempenho e resultado.

Celso Menezes, superintendente técnico da Associação, informa que o curso tem como público-alvo criadores, tratadores e estudantes que, de modo geral, buscam um maior conhecimento sobre a raça. “A iniciativa faz parte de uma série de ações da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo Técnico da ABCB Senepol a serem implementadas a partir deste ano. Com relação à divulgação da raça Senepol, vamos promover cursos profissionalizantes e informativos”, comenta.

Menezes acrescenta que o curso tem como objetivo levar informações técnicas sobre a raça, como origem, formação, evolução, introdução no Brasil, características zootécnicas, padrão racial, procedimentos do serviço de registro genealógico e melhoramento genético, com enfoque teórico e prático. “Será uma abordagem completa sobre o Senepol atual”, resume.

O curso já foi realizado pela ABCB Senepol, em Uberlândia, para a formação de novos técnicos credenciados, destinados a operar o Serviço de Registro Genealógico (SRG) da raça. Devido à grande adesão, aceitação e procura por parte de criadores interessados em aprimorar seus conhecimentos, a ABCB Senepol resolveu promovê-lo em Campo Grande, durante a exposição.

 

“Decidimos oferecer essa oportunidade ao criador, para o aprendizado ou mesmo para esclarecer dúvidas sobre a padronização e os critérios de decisão, em nível de campo, para a verificação, análise e entendimento sobre as características morfológicas e funcionais da raça, pois entendemos que esta é uma premissa necessária, e até obrigatória, para focar os trabalhos de seleção e melhoramento de todos os criatórios de linhas puras. Afinal, atender à caracterização racial é condição básica e essencial, antes de se ofertar produtos no mercado com a chancela Senepol”, enfatiza o médico veterinário e presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCB Senepol, Pedro Crosara.

Conforme explica, “o curso também será uma oportunidade para a troca de experiências, para expandir contatos e para a formação de selecionadores de campo, permitindo, assim, o entendimento do que deve ser feito quanto ao padrão racial nos criatórios, além de promover o entendimento do papel e da evolução da interface dos técnicos inspetores da ABCB Senepol junto aos criadores da raça”.

Crosara lembra que, para a realização dos trabalhos intrarrebanho de melhoramento genético e seleção, é necessário ter as características de seleção bem traçadas para a condução tática e rotineira dos trabalhos. “O primeiro objetivo, similar a todos os criadores de raça pura, é a geração de animais com padrões morfológicos e funcionais que sustentem e preconizem a raça Senepol no mercado. Em suma, é o mesmo que mencionar as características visuais e de resultado de uma raça, descrevê-la de forma que todos os criadores a entendam e objetivem produzir em seus criatórios, para a consequente chancela do SRG e, principalmente, a constatação dos resultados e das características visuais que todos os pecuaristas atuantes no mercado possam correlacionar àqueles indivíduos como de uma mesma raça”, esclarece.

“Atender ao padrão racial do Senepol em suas categorias permitidas de registro é preservar o futuro da raça no mercado, no que tange às correlações visuais e de resultados, com aquilo que se propõem a denominar como raça Senepol”, finaliza Crossara.

Programação

No dia 12 de abril, o presidente da ABCB Senepol, Gilmar Goudard, fará a abertura do curso, representando a diretoria da entidade. Na sequência, o jornalista Daniel de Paula falará sobre a origem, o histórico e a introdução da raça no Brasil. O zootecnista e superintendente técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes, segue com a programação, abordando a importância e o regulamento do SRG (Serviço de Registro Genealógico).

Pedro Crosara abordará o padrão racial do Senepol PO, PC e seus mestiços. A apresentação do programa de avaliação genética (Geneplus/Embrapa) e do sumário da raça Senepol será feita pelo zootecnista e pesquisador da entidade, Gilberto Menezes, enquanto o sistema de coleta de dados e avaliação morfológica, Programa Geneplus/Senepol, ficará a cargo do zootecnista Lucas Nascimento e Silva, técnico efetivo SRG Senepol/Técnico do Geneplus.

Encerrando as palestras do dia, o médico veterinário e gerente de marketing da ABCB Senepol, Luciano Coelho, trará informações sobre a utilização do portal do criador e o sistema de informatização do SRG Senepol. E Celso Menezes falará sobre as categorias de registro, a identificação e as marcas do SRG Senepol.

O dia 13 será reservado às atividades práticas, entre elas o uso da metodologia de registro e o padrão racial de machos e fêmeas. Na sequência, os inscritos aprenderão sobre a prática de registro genealógico e a marcação de machos e fêmeas. Para encerrar, serão entregues os certificados para os participantes.

 Link do formulário de inscrição: http://senepol.org.br/wp-content/uploads/2016/03/Formul%C3%A1rio-de-inscri%C3%A7%C3%A3o-Curso-T%C3%A9cnico-ABCBS-MS-2016.xlsx

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Publique

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!