Lançada edição 2016 do Sumário de Touros Raça Senepol

celso

A edição 2016 do Sumário de Touros da Raça Senepol já está disponível para consulta, tanto na versão impressa quanto digital. A publicação traz as avaliações de touros e matrizes atualizadas com dados coletados este ano pelo Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol, que é realizado por meio de parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) e o Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus.

No Sumário estão identificados os indivíduos superiores em várias características avaliadas, como: Peso ao Nascer, Peso à Desmama, Peso ao Sobreano, Ganho Pós-Desmama, Perímetro Escrotal ao Sobreano, escores de Conformação Frigorífica, além de medidas como Área de Olho de Lombo (AOL) e Espessura de Gordura Subcutânea (EGS). “Todas essas informações são de extrema importância para os criadores, pois através delas, o pecuarista terá condições de escolher melhor os indivíduos superiores para acasalamentos preferenciais, produzindo assim animais geneticamente superiores. O Sumário é um guia, um verdadeiro GPS que facilita a vida do criador para atingir seus objetivos de seleção por caminhos e rotas mais promissoras.”, diz o superintendente Técnico da ABCB Senepol Celso Menezes.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da raça Senepol Pedro Crosara, O sumário é o compilado do resultado anual do trabalho dos criadores que participam do programa Geneplus em que se estimam os desvios esperados de progênie das principais características a serem trabalhadas nos programas intra-rebanhos de melhoramento animal. “Mais um passo foi dado no sentido de confiabilidade e credibilidade nas informações públicas a todos os criadores para direcionarem seus trabalhos rotineiros de acasalamento visando cada qual seus objetivos de seleção animal. Ter a EMBRAPA e o endosso da ABCB Senepol como estimuladores dessa ferramenta de informações é de fundamental importância para o suporte aos pequenos, médios e grandes criadores da raça Senepol.”, atesta Crosara.

O Sumário é resultado de trabalho de melhoramento genético realizado desde 2010 por pesquisadores da Embrapa Gado de Corte. O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, ratifica que o interesse dos criadores pela raça caribenha nos últimos anos foi decisivo para inseri-la, definitivamente, em linhas de pesquisa. “É uma raça que tem apelo e, por isso demanda informações técnico-científicas.”, diz o pesquisador.

Todos os associados receberão o Sumário de Touros Senepol pelos Correios. A versão digital estará disponível no site da ABCB Senepol.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!