IMA credencia 10 empresas para venda de insumos para diagnóstico de Brucelose e Tuberculose

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) publicou em setembro deste ano a Portaria nº 1755 que dispõe sobre a comercialização de insumos para diagnóstico de Brucelose e Tuberculose em Minas Gerais, sendo estes o antígeno acidificado tamponado (AAT) e as tuberculinas bovina e aviária. A publicação teve como objetivo melhorar a oferta desses insumos aos médicos veterinários habilitados no PNCEBT no estado. Desde então, a coordenação estadual do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) está à frente do credenciamento dos estabelecimentos comerciais interessados neste novo mercado.

Até o momento foram credenciados 10 estabelecimentos comerciais. As regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Noroeste, Centro-Oeste, Zona da Mata e Sul de Minas já contam com revendas credenciadas para atender as demandas dos médicos veterinários habilitados do PNCEBT/MG. Com a atual paralisação da produção de insumos pelo Tecpar, as revendas credenciadas poderão comercializar somente os produtos do Instituto Biológico (SP) e pelo Laboratório Microsules (Uruguai).

De acordo com a responsável pelos credenciamentos, a médica veterinária Patrícia Prata Maluf, a estimativa é que sejam credenciadas pelo menos um estabelecimento em cada município sede das Coordenadorias Regionais do IMA. Ela explica que o médico veterinário habilitado no PNCEBT/MG em situação regular poderá adquirir insumos em qualquer estabelecimento credenciado pelo IMA do estado, mediante apresentação de requerimento aprovado pela Coordenadoria Regional na qual está vinculado. “Como a entrega do insumo adquirido só pode ser realizada de forma presencial (sendo vedada a remessa postal), o médico veterinário habilitado poderá retirá-lo diretamente ou autorizar no próprio requerimento um portador para a compra e retirada do insumo no estabelecimento”, reforça.

A lista atualizada de estabelecimentos credenciados está disponível no site do IMA. Clique aqui!

Fonte: IMA

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!