Expomontes 2019 terá palestra sobre a raça Senepol no sábado

Os visitantes poderão conhecer as vantagens da raça par a pecuária de corte da região. Este é o quinto ano que o Senepol participa da exposição de Montes Claros

A raça bovina Senepol é uma das atrações da 45ª Exposição de Montes Claros (Expomontes), que acontece até o dia 7 de julho, no Parque João Alencar Athayde, na cidade mineira de Montes Claros. No dia 6 de junho, a partir das 10h30, os visitantes da feira poderão participar de uma palestra técnica sobre a raça, que acontecerá no auditório do parque e terá entrada gratuita. O médico-veterinário e técnico inspetor da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos de Senepol (ABCB Senepol), Sílvio Costa Silva, abordará a origem da raça, que há 19 anos foi importada da ilha caribenha Saint Croix e hoje já conta com um rebanho de mais de 100 mil animais puros registrados.

Segundo ele, como o Norte de Minas é uma região de clima quente e seco, a raça Senepol tem muito a contribuir com a pecuária de corte extensiva local, pois os touros conseguem percorrer longas distâncias, cobrir a vacada a campo e sob calor, inclusive nas horas mais quentes do dia. Outra vantagem da raça é a alta resistência a endo e ecto parasitas. “Como a região de Montes Claros tem muitas fazendas que trabalham com cria de animais de corte, o Senepol é uma excelente opção para utilizar em cruzamentos com outras raças, pois resulta em bezerros padronizados e que desmamam com peso maior”, diz Silva. Durante a palestra, o técnico vai abordar também o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) e as tecnologias disponíveis para a seleção de animais melhoradores da raça.

Os visitantes da Expomontes 2019 poderão ainda conhecer de perto os animais Senepol, que estão expostos no pavilhão 2. Esta é a quinta edição da feira que o criador de Montes Claros, Claudio José Ferreira, titular do criatório Senepol Montes Claros, leva bovinos de seu plantel para o evento. Estão expostos touros, vacas com bezerro ao pé e novilhas. Ele é pioneiro da raça na cidade e fornece a genética Senepol para o Norte de Minas e também Bahia. “A Expomontes é uma importante vitrine para a raça, que tem muito a contribuir para a pecuária local por ser rústica, precoce e de alto desempenho. Os produtores da região que estão usando touro Senepol em cruzamentos estão conseguindo melhorar a rentabilidade do negócio, pois os bezerros apresentam maior peso a desmama, permitindo elevar os ganhos na hora de vender os animais”, destaca Ferreira.

A mostra de Senepol vai até dia 7 de julho, quando encerra a feira. A participação da raça na Expomontes é chancelada pela ABCB Senepol, entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o registro e melhoramento genético da raça em todo o País.

Sobre a ABCB Senepol

A ABCB Senepol é a entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil para a execução do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol. A associação também conta com o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), composto por quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Genômica. Referência mundial em seleção da raça, conta com um rebanho de mais de 100 mil animais registrados e reúne mais de 600 associados em todo o País.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!