Expomontes 2019 sinaliza maior investimento na pecuária e no Senepol

Com estimativa de ter movimentado R$350 milhões, a 45ª Exposição de Montes Claros (Expomontes) terminou no último domingo, 7, no Parque João Alencar de Athayde, e teve mais uma vez a participação da raça Senepol. De acordo com o criador Cláudio José Ferreira, titular do criatório Senepol Montes Claros, os preços dos animais nos leilões da feira sinalizaram a retomada dos investimentos na pecuária de corte no Norte de Minas. “Em decorrência da seca que afetou a região nos últimos anos, o rebanho foi reduzido em cerca de 3 milhões de cabeças. Com a volta das chuvas neste último ano, os produtores estão voltando a investir no setor, rendendo fêmeas para recompor os rebanhos”, explica o criador, que comercializou touros na Feira de Genética da Expomontes.

Segundo ele, os bons preços dos animais comercializados nos leilões da exposição, como por exemplo, os bezerros, também indicam que o pecuarista norte-mineiro vai investir mais em 2019. “Como o Senepol apresenta excelentes resultados no cruzamento, mesmo em regiões de clima seco, é uma opção interessante para os pecuaristas do Norte de Minas aumentarem a rentabilidade do negócio”, diz Cláudio.

No dia 6 de junho, a Expomontes teve uma palestra técnica sobre a raça, ministrada pelo técnico inspetor da ABCB Senepol, Sílvio Costa Silva. Participaram cerca de 35 pessoas, dentre produtores, estudantes dos cursos de Ciências Agrárias, e profissionais do setor. Eles puderam esclarecer dúvidas sobre o uso da genética da raça na pecuária de corte.

Ao longo de toda a Expomontes, os visitantes que passaram pelo pavilhão da raça também puderam conhecer as vantagens do Senepol e suas características. De acordo com o criador Cláudio Ferreira, a procura por informações da raça foi grande durante o evento. “A Expomontes vem sendo uma importante vitrine para o Senepol. Participo há cinco anos expondo animais na feira e acredito que é uma forma de fomentar a raça no Norte de Minas”, finaliza. O evento teve a chancela da ABCB Senepol.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!