ExpoLages 2017 terá palestra sobre o Senepol e mostra de animais

ExpoLages2017 - Lages, SC

A cidade de Lages, na Serra Catarinense, sediará, de 10 a 15 de outubro, mais uma edição da tradicional ExpoLages. Uma das novidades da edição deste ano é a participação da raça Senepol. Exemplares de dois criatórios de Santa Catarina, a Fazenda Pecuária Canto da Siriema (do criador Cristian Lisboa) e o Senepol Vitória (da criadora Maria Vitória Fae Proença), estarão à mostra na feira, que conta com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). O objetivo é divulgar as qualidades da raça para a produção de carne bovina e, com isso, ampliar os rebanhos de Senepol na região.

Para levar informações técnicas sobre a raça Senepol aos visitantes da ExpoLages, no dia 13 de outubro, o médico-veterinário e técnico Inspetor do Serviço de Registro Genealógico da ABCB Senepol, do Geneplus Embrapa, Luciano Coelho, ministrará palestra sobre as “Virtudes Zootécnicas da Raça Senepol”. Segundo ele, a raça vem sendo utilizada na
pecuária comercial de ciclo curto, pois proporciona um alto grau de heterose quando utilizada em cruzamentos com zebuínos, garantindo 30% a mais de ganhos econômicos em comparação a outros animais cruzados. “Animais meio-sangue Senepol chegam aos 17/18 meses pesando 15/16 arrobas ou mais, dependendo do manejo, enquanto outros cruzamentos atingem 16/18 arrobas com mais de 24 meses”, explica o técnico.

A palestra terá entrada gratuita e será realizada a partir das 20 horas, no Auditório do Sindicato Rural de Lages, no interior do Parque de Exposições Conta Dinheiro. Após a palestra, haverá sorteio de brindes para os participantes. Os interessados podem obter informações e fazer inscrição pelos e-mails  senepolvitoria@hotmail.com ou pecuariacantodasiriema@gmail.com.

Lages é um município de economia diversificada, sendo a pecuária um dos setores de maior contribuição para a geração de riquezas e de empregos. Além disso, a cidade é conhecida por manter a tradição das raças puras, principalmente as europeias, constituindo-se em um importante referencial genético de gado de corte e de leite.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!