Déficit de animais para abate pode ser amenizado com uso de touros Senepol

Déficit de animais para abate pode ser amenizado com uso de touros Senepol

 

O baixo volume de bovinos para reposição e para abate, que elevam a arroba do boi, o valor dos cortes ao consumidor final e a ociosidade frigorífica, podem ter a raça Senepol como aliada na solução. É o que considera o superintendente técnico substituto da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB), Dulcimar Menezes, ao apontar que a precocidade sexual dos animais da raça, alta libido dos touros e seu rendimento na estação de monta, que em determinadas condições, podem cobrir o dobro de vacas, comparado com outras raças, contribui para a multiplicação ágil do rebanho e na produção de carne com maior maciez, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Com a intenção de democratizar a genética e impactar o mercado com menor custo e agilidade na reprodução de proteína de alta qualidade, o Senepol Água Limpa disponibilizará 100 touros PO, 15 doadoras PO, além de pacotes especiais de sêmen, no próximo dia 12 de outubro, com transmissão pelo Canal Rural. Os arremates que serão intermediados pela Programa Leilões vão iniciar às 14h (Brasília), e os investidores contarão com frete facilitado. Todos os lotes serão divididos em 30 parcelas. Mais informações (66) 3421-4220 ou 9986-0733.

 

Resultados comprovam a qualidade do Senepol

Em uma experiência na cidade de Nova Alvorada do Sul (MS), Menezes colocou um touro Senepol, de cerca de 24 meses, para o acasalamento com 30 vacas, e 27 prenhezes confirmaram. Outra experiência, na fazenda Senepol Água Limpa, propriedade em Rondonópolis (MT) que detém um dos maiores rebanhos puro de origem (PO) da raça, o gerente Rodrigo Matos, com base científica, confirma que além da precocidade sexual e da alta libido, que traz rendimento na estação de monta, o potencial de oferecer ao mercado carne de qualidade é também superior.

Email-Marketing

“Temos a comprovação na prática e nos escritos. Somos apreciadores de proteína vermelha e notamos a diferença de um animal originado pelo cruzamento industrial, entre um touro Senepol e uma vaca nelore, com maciez indiscutível”, enfatiza Matos, e acrescenta, “a Embrapa realizou estudos sobre análise de qualidade e comparou a maciez da carne de animais desta monta, com outro originado do cruzamento de um angus com nelore, e resultado também privilegia o Senepol”.

Segundo Matos o cruzamento industrial, acasalamento entre duas raças sendo uma taurina e outa zebuína, é o método mais eficaz para aumentar a produção de carne a pasto. “Muitos chegam a comercializar fêmeas pelo mesmo valor que os machos, devido ao rendimento, acabamento de carcaça e à qualidade da carne que os frigoríficos colocarão no mercado”, finaliza o gerente do Senepol Água Limpa.

Adaptado

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!