Criatório Senepol Luar busca as melhores técnicas de avaliação genética

Parceiro de empresas e instituições de ensino, o criatório participa de programas de melhoramento genético com as melhores ferramentas de seleção 

Luar Senepol

A seleção genética Senepol Luar busca, desde 2004, adquirir as melhores linhagens da raça com o intuito de promover uma melhor condição genética do rebanho. A tecnologia e a avaliação é uma aliada do criatório, a fim de produzir animais de resultado. Promover essa seleção é garantir a atual qualidade do gado da Luar.

“Os testes de performance são importantes para se descobrir, dentro de um grupo contemporâneo, alguns animais que podem ter as características melhoradas”, comenta Gilmar Goudard, presidente da ABCB Senepol.

A complementação da avaliação com o teste de progênies é fundamental, pois por meio dele é possível constatar se todas as características dos animais foram transmitidas para seus filhos. “O complemento é de suma importância, porque, quer queira ou não, no mesmo critério de utilização das Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) selecionam-se indivíduos que têm como tendência serem melhoradores da raça”, diz Goudard.

Senepol Luar e programas de melhoramento genético

O Criatório Senepol Luar possui ferramentas de seleção altamente tecnológicas para delinear alto critério de seleção e genética claramente melhorada. Em parceria com empresas e instituições de ensino, o criatório utiliza desde a ultrassonografia de carcaça em animais jovens até a participação ativa em programas de melhoramento genético e projetos de pesquisas.

Os programas

Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol Geneplus/Embrapa

O objetivo do programa é analisar a variabilidade genética dentro da raça Senepol, identificar os animais que são geneticamente superiores e capazes de contribuir para o aumento da conformação frigorífica e da alta qualidade da carne. Por isso o Senepol Luar, há 20 anos, utiliza o Geneplus.

Ultrassonografia de carcaça

Em parceria com a empresa Bom in Beef, o Senepol Luar conseguiu a identificação dos indivíduos com maior potencial. A ultrassonografia de carcaça é um método que estipula a composição corporal, de músculos e gordura, e o potencial genético do animal para essas características. A avaliação pode ser feita tanto em animais machos como em fêmeas, porém, para programas de melhoramento genético, é priorizada a avaliação de machos para a predição das DEP.

Projeto de selecionamento reprodutivo – UFMS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de melhorar ainda mais a seleção de animais junto ao Senepol Luar, firmou uma parceria que avalia a idade à puberdade e à maturidade sexual dos garrotes Senepol, com o objetivo de identificar os animais mais precoces e realizar a seleção com base nas linhagens que apresentarem os melhores resultados para tal característica.

Análise de DNA do Rebanho – Genotipagem

De acordo com a Embrapa, genotipagem é o processo que identifica características de interesse para um grande número de animais. Assim, pode-se saber se um animal que acabou de nascer, um feto ou até mesmo um embrião terá ou não maior propensão a desenvolver ou manifestar uma determinada característica de interesse. Essa técnica é uma inovação diferenciada na pecuária mundial, e o Senepol Luar é pioneiro na realização da genotipagem da raça.

Todas as técnicas de melhoramento genético utilizados pelo Senepol Luar poderão ser constatadas durante o Leilão Liquidação do criatório, que será realizado no dia 6 de dezembro, às 13h, no Terra Nova Centro de Eventos, na cidade de Campo Grande (MS), e nos dias 8 e 9 no leilão virtual, às 20h, todos com transmissão do Canal Rural e organização da Programa Leilões.

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!