Estudo comprova potencial do Senepol para transmitir a característica de termotolerância em cruzamento

Marca S Senpol PO

Um estudo realizado com a raça Senepol por estudantes da Faculdade de Mogi das Cruzes concluiu que animais oriundos do cruzamento Senepol X Nelore são mais adaptados ao clima tropical do que os do grupo Angus X Nelore. As conclusões foram publicadas em artigo assinado pelas graduadas em Agronegócio Areta Lúcia da Silva e Geovanna Yuri Pereira Sato, o médico-veterinário, professor Doutor Roberto de Andrade Bordin e o mestre e médico-veterinário Henrique Guérin Reis.  “Criar bovinos da raça taurina no Brasil, onde o clima é predominantemente quente, reduz a capacidade do animal de expressar toda a sua produtividade. Como uma maneira de contornar esse problema, as raças taurinas adaptadas vêm sendo difundidas cada vez mais no País e usadas em cruzamentos industriais, como é o caso do Senepol. A raça, ao passar aos seus descendentes a habilidade em resistir a climas quentes por conta da formação do seu pelame conhecido como slickhair, a resistência a parasitas e ao calor, tornou-se uma alternativa viável de bovino adaptado para o nosso país. As progênies oriundas do cruzamento com a raça herdam tais características, pois estas são de efeito dominante, fazendo com que atualmente esta seja uma opção em cruzamentos entre três raças no sistema tricross.”, diz o estudo.

Segundo a publicação, em temperaturas acima de 30º C as novilhas da raça Senepol não necessitaram acionar os mecanismos de manutenção de termólise referentes à respiração para manter a homeotermia. Acredita-se que essa adaptação deve-se ao seu pelame, pois variáveis como espessura, diâmetro, comprimento e pigmentação exercem influência diária na função de quantidade de suor produzida e na dissipação desse calor com o ambiente.

O estudo conclui ainda que o uso da raça Senepol é uma alternativa eficaz para ser usada em cruzamentos com as demais raças. “Como a maior parte produtora de gado de corte no Brasil se encontra sobre temperaturas altas na maioria do ano, o gado Senepol, utilizado em cruzamento simples ou tricross, é a oportunidade de agregar valor, otimizando os custos de produção.”.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!