Documentário sobre a raça Senepol estreia dia 20 de janeiro no Canal Rural

O segundo documentário sobre a raça Senepol já tem data de estreia. No dia 20 de janeiro, a partir das 20h30, o Canal Rural exibirá o primeiro dos quatro episódios do programa “Senepol – Do Pasto ao Prato”. Para mostrar a contribuição da raça do pasto ao prato, a equipe do Canal Rural, comandada por um dos documentaristas mais renomados do país, Humberto Bassanelli, realizou filmagens em vários criatórios brasileiros. Ele explica que a execução deste segundo documentário foi mais complexa e desafiadora por se tratar de uma história que ainda está acontecendo, ou seja, a utilização da raça desde a fazenda até o prato do consumidor. No primeiro documentário, exibido em dezembro de 2016, foi retratada a origem da raça na ilha de Saint Croix e sua chegada ao Brasil.

O documentário é uma produção conjunta da ABCB Senepol com o Canal Rural e o Grupo Publique. “A vida dos pecuaristas, em geral, é recheada de conteúdo emocional. Eles têm um trabalho árduo e quem opta por este caminho é porque tem muita vocação para trabalhar no campo. As filmagens sobre o Senepol foram, na verdade, um encontro de vários elementos que permitiram realizar um documentário com um resultado de que gostei bastante”, assegura Bassanelli.

São quatro episódios de 22 minutos cada, destacando as principais qualidades da raça Senepol, que vem conquistando espaço nas fazendas do Brasil pela rusticidade, precocidade, ganho de peso, manejo, eficiência, produtividade e qualidade da carne. Cada episódio mostra detalhes do gado, da rotina de sanidade, nutrição e manejo dentro das fazendas, do trabalho dos laboratórios de Fertilização in Vitro (FIV), do Programa de Melhoramento da raça, da tecnologia genômica utilizada e da fatia cada vez maior que a proteína vem alcançando junto a consumidores brasileiros nos açougues e supermercados.

Outro destaque da série é a pesquisa sobre a utilização do meio-sangue Senepol, conduzida pela Scot Consultoria, que detectou 93% de satisfação entre os pecuaristas que trabalham com a raça, e a diminuição significativa do ciclo de produção. “Esta é a segunda temporada com o Senepol, o que representa a concretização de uma parceira firmada com a raça em 2013. E esta segunda temporada mostrará a força tanto de pioneiros como de novos empreendedores que avançam pelo Centro-Oeste ao lado do Brasil zebuíno. Eles estão fazendo do Senepol um composto que é sinônimo da eficiência e da produtividade do bovino nacional”, falou Francisco Oliveira, Gerente Comercial do Canal Rural.

Confira o calendário de exibição e de reprise de todos os episódios.

calendario documentario senepol

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!