Divulgado o resultado da edição 2018.2 das provas Safiras e Topázio

Um grande debate marcou a reunião final da edição 2018.2 das provas de desempenho Safiras e Topázio no dia 15 de março, no Centro de Convenções do Blue Tree Park, em Lins/SP. Sessenta pessoas, representando 30 criatórios de 7 estados, mais os técnicos que participam das avaliações estiveram no encontro, que revelou as 6 campeãs e os 6 melhores touros avaliados nos dois grupos das provas chanceladas pela ABCB Senepol. A entidade foi representada pelo vice-presidente Gilmar Goudard e pelo superintendente Técnico Celso Menezes.

Durante a mesa redonda, foi debatida a importância da avaliação de todas as características envolvidas na composição do índice dos animais, entre as quais Reprodução, Carcaça, Ganho de Peso, Eficiência Alimentar e Morfologia, além das questões genômicas, o representante do Geneplus anunciou os dados gerados na edição atual conforme o desempenho dos animais inscritos. O Safiras contou com 200 novilhas inscritas (131 no Grupo 1 + 69 no Grupo 2) e o Topázio teve 123 machos (30 + 93).

Desde a edição 2017.2, tanto as doadoras qualificadas quanto os reprodutores mapeados pela DGT-Brasil por ultrassonografia de carcaça, através do software BIA, recebem o selo Gourmet se obtiverem classificação Elite ou Superior para Área de Olho de Lombo e Espessura de Gordura Subcutânea, além de Elite para Marmoreio. Já nesta segunda edição, apareceram 13 Safiras (entre Top 10 e Superior) e 7 Topázio com direito ao selo Gourmet no certificado.

Além das três campeãs, o Grupo 1 revelou 16 Safiras Top 10 e o Grupo2, mais 7. Além delas, 75 fêmeas foram qualificadas como doadora Safira Superior. O criatório de Carlos Yoshimura, MEB Senepol, de Cianorte/PR, estreou nas provas e fez a campeã do Grupo 1 do Safiras, MEB 007 (AMI 635 Flor de Mayo x WC 173R). No Grupo 2, a 3M Senepol, de Colina/SP, voltou a se destacar na prova com a campeã MMM 315, batizada Cris da 3M FIV (WC 243U x Arathorn JAJ).

Na prova Topázio, que destacou os três melhores de cada grupo, os campeões foram Goud 939, que o criador Gilmar Goudard, da Goud Senepol, de Uberlândia/MG, nomeou Topázio da Goud (CN 1029S x Redeemer), e RN 373 (OLR Único Rojo 4Y x WC 112N), do criatório de Róbson Netto Rodrigues, de Bom Jesus de Goiás/GO. O R3 Senepol, aliás, fez o bicampeão da prova.

No dia 16, sábado, os criadores foram a Pirajuí/SP interagir com os técnicos que coordenam as provas e conhecer no curral da Fazenda da Grama as novas Safiras e os novos Topázio, bem como a estrutura do CQG-Senepol, que já se prepara para a edição 2019.1, que vai de 20/5 a 29/9.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!