Dia de Campo Senepol Cunha termina com balanço positivo

Com a presença de quase 500 pessoas, o Dia de Campo do Senepol Cunha apresentou os avanços da raça e inovações do setor pecuário. Esta é a segunda edição do evento, que ocorreu no dia 20 de outubro, em Santa Salete/SP, e contou com a presença do presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara, e de criadores de várias regiões do país. Foi uma oportunidade para novos investidores da raça conhecerem detalhes técnicos sobre o Senepol. “É de suma importância a associação estar presente junto aos pequenos e médios criadores auxiliando na promoção institucional da raça para fomento do uso de touros registrados na pecuária de corte nacional”, disse o presidente.

Durante a palestra do superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes, foram apresentados dados sobre a evolução da raça e os projetos realizados pela entidade para garantir o melhoramento genético do rebanho. Atualmente, a entidade conta com um banco de dados composto por quase 100 mil animais registrados, atendendo 917 associados e não associados em todo o país. Segundo Celso Menezes, em 18 anos de Brasil houve uma grande evolução do rebanho brasileiro em decorrência do criterioso trabalho de melhoramento genético conduzido pela associação em parceria com os criadores e centros de pesquisa. Ele ainda destacou como funciona o PMGS, que conta com até oito níveis diferentes de adesão, que estão alicerçados nos quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético/Geneplus Embrapa e Informação Genômica. Mais de 100 criadores já aderiram ao PMGS.

O Dia de Campo teve o apoio da ABCB Senepol. Para o pecuarista Sebastião Cunha, o evento terminou com um saldo bastante positivo. “Os participantes ficaram impressionados com os números de desempenho da raça. O uso de touro registrado em cruzamento industrial tem garantindo excelentes resultados para os produtores, que acabam sempre voltando para comprar mais reprodutores”, diz Cunha.  Durante o evento também foram comercializados embriões, novilhas e touros.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!