Técnicos da ABCB Senepol participam de Curso de Melhoramento de Gado de Corte

Técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) participaram do “Curso de Melhoramento de Gado de Corte” entre os dias 22 e 24 de novembro, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS. O objetivo do evento foi capacitar os técnicos que atendem os criadores no campo para que transfiram essas informações à classe produtora visando à melhoria dos sistemas de produção e sustentabilidade do negócio.

A abertura oficial do evento foi feita pelo Chefe Geral da Embrapa, Cleber Oliveira Soares. As palestras do primeiro dia abordaram temas como: recursos genéticos e estratégias de melhoramento, critérios e objetivos de seleção, tratamento dos dados de performance: genética e ambiente/ Predição dos valores genéticos: DEPs e acurácia e genética molecular aplicada ao melhoramento de gado de corte.

No segundo dia, os técnicos acompanharam palestras sobre uso correto das DEPs, sumários de touros e sua utilização no suporte aos processos de seleção e acasalamento e o Programa Geneplus-Senepol. O curso foi encerrado com a vivência do programa de melhoramento na prática. Parte das aulas ocorreu na Fazenda Parceira Geneplus. As palestras foram ministradas por pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, Geneplus, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Ao final do curso, todos os técnicos fizeram uma prova escrita. “Procuramos montar uma programação que permitisse aos participantes conhecerem os principais aspectos do melhoramento.”, disse o pesquisador de Melhoramento Genético Animal da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!