Geneplus Embrapa realiza penúltima pesagem da 6ª PADS Senepol

A 6ª Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol (PADS), que tem como finalidade identificar animais melhoradores para a raça, está entrando na fase final. No dia 16 de janeiro, aconteceu a penúltima pesagem dos 80 machos e 61 fêmeas participantes, que estão alojados na Fazenda San Francisco, em Miranda/MS. Treze criatórios brasileiros inscreveram bovinos para a prova.

Os machos tiveram um ganho médio diário de 950 kg e as fêmeas de 1,080 kg. Lucas N. Silva, técnico do Geneplus Embrapa, comenta que este ganho de peso é excelente, visto que os animais estão a pasto, no Pantanal, recebendo apenas uma suplementação proteica.

Além da pesagem, os animais também tiveram sangue coletado para realização da genotipagem pela Embrapa Gado de Corte. As fêmeas passaram ainda por avaliações ginecológicas e de tolerância ao calor por meio de termografia, estudo conduzido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (FAMEZ/UFMS). Uma das características da raça são rusticidade e adaptabilidade a regiões de clima tropical. No dia 11 de janeiro foi registrada a temperatura máxima de 46 graus na invernada onde estão as fêmeas participantes da prova. Mesmo com o calor elas tiveram bom ganho de peso.

A última pesagem da PADS está agendada para 10 de março. Para esta edição, o Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Senepol firmou parceria com a Embrapa Gado de Corte para realização de testes de Consumo alimentar residual (CAR) com os 40 melhores touros desta edição da PADS. Todos os reprodutores selecionados devem apresentar exame andrológico positivo e serão enviados para a unidade da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS, onde ficarão por 90 dias. O CAR é uma ferramenta que mede a conversão alimentar do animal, indicando quanto de alimento é ingerido (na base matéria seca) para que ele ganhe um quilo de peso vivo. A conversão alimentar, o ganho de peso e o custo da dieta são os fatores determinantes para a eficiência econômica e ambiental da propriedade rural.

Nesta etapa complementar ainda será feito o estudo de congelabilidade do sêmen dos touros para identificar aqueles com melhor performance reprodutiva e com eficiência de fecundação.

A premiação dos vencedores da 6ª edição da PADS Senepol ocorrerá no dia 3 de abril, durante um Dia de Campo na Embrapa Gado de Corte. Serão apresentados durante o evento os resultados das pesquisas sobre precocidade no Senepol, tolerância ao calor e CAR.

Os animais da prova serão comercializados durante o “Leilão Avaliados PADS Senepol”, no dia 19 de junho, com transmissão pelo Canal do Boi.

Sobre a PADS

O PADS é promovido pelo Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Senepol em parceria com a Embrapa Gado de Corte e tem como objetivo avaliar em condições padronizadas o desempenho dos animais participantes quanto às características importantes para o melhoramento da raça Senepol, identificando animais de alto desempenho para serem utilizados como reprodutores em rebanhos puros da raça.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!