ABCB apresenta PMGS na exposição de Paranaíba/MS

06_2 Pedro Crosara Palestra

A ABCB-Senepol cumpriu o papel de consolidar a raça na cidade conhecida como Princesa do Bolsão. Durante a 55a ExpoPar, que aconteceu de 28 de junho a 5 de julho no parque de exposições Daniel Martins Ferreira, em Paranaíba/MS, o Senepol voltou a ser destaque.  Duas palestras levaram um grande número de produtores ao auditório do Sindicato Rural da cidade do Oeste do Estado e reforçou as qualidades da raça na região.

Foi o terceiro ano seguindo que o Senepol participou da exposição, com um crescimento expressivo na mostra de animais. Em dois pavilhões, foram apresentados 50 exemplares, entre touros e matrizes dos criatórios Senepol da Campeiro, Inerfogos Senepol, Senepol da Leka e Senepol JCV. Também foram expostos 10 animais da CMI Senepol, de Campauã. “Mais uma vez, o Senepol foi o mais visitado entre todas as raças bovinas do parque”, comemora Claudemir dos Anjos, da Interfogos, pioneiro na apresentação do Senepol na exposição, em 2015.

Um dos pontos altos foi o conhecimento sobre a raça difundido em duas palestras coordenadas pelos criadores e o Sindicato Rural. Pedro Crosara, presidente da ABCB-Senepol, que chancelou o evento, apresentou a organização da raça no Brasil, números e situação técnica e administrativa da associação. Mostrou, ainda, detalhes do recém criado Programa de Melhoramento da Raça Senepol (PMGS). “O Senepol cresceu muito na região e é importante a gente sempre levar as inovações da associação, para certificar de que o selecionador e o produtor, o cliente dele, tenha segurança com a raça”, afirmou Pedro Crosara.

Júnior Fernandes, da S+, falou sobre os aspectos técnicos da raça e os resultados que a utilização dos touros pode oferecer, bem como a qualificação de fêmeas para formação de rebanho. “A interação foi muito positiva, cresceu o número de criadores porque também aumentou o interesse no que o Senepol pode produzir a campo através da monta natural para a pecuária de corte, que é o forte da região”, afirmou JR Fernandes.

No ano passado, previa-se a formatação de um leilão para o futuro próximo e o planejamento está feito. “Estamos programando um leilão de touros para 2018 com esses criatórios que já consolidaram o Senepol em Paranaíba e toda região”, confirmou Claudemir dos Anjos, da Interfogos.

Outro ponto que reforçou a consolidação da raça na região foi a degustação de carne de Senepol promovida pelos criadores durante a feira. Foram servidos espetinhos que provaram a força da raça no seu produto final, a carne com qualidade.

Foto | Presidente da ABCB-Senepol, Pedro Crosara, apresenta para 250 pessoas o PMGS em palestra no Sindicato Rural de Paranaíba.

Foto | Senepol é atração mais uma vez no parque de exposições em Paranaíba/MS.

As fotos levam o crédito do Sindicato Rural de Paranaíba/MS.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!