Abates técnicos com Senepol confirmam superioridade da raça na produção de carne

Abates técnicos realizados com animais Senepol comprovaram o alto desempenho da raça para produção de carne de qualidade. Os resultados dos abates compõem uma série de quatro vídeos que acabam de ser publicados no canal do Youtube da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), disponível no endereçohttps://www.youtube.com/channel/UCHkZbWsy-VdOtMJ7ZN4soyQ.

Os abates avaliaram animais de três categorias: machos PO precoce de 18 meses de idade em 140 dias de confinamento; novilho S1 de 16 meses que são filhos de touros Senepol em vacas zebuínas e com 150 dias de confinamento; e novilhos e novilhas S2 superprecoces de 15 meses que são filhos de touros Senepol em vacas Aberdeen-Angus Zebu e ficaram 130 confinados.

As médias encontradas em diversas características avaliadas, tais como Área de Olho de Lombo, peso da carcaça quente, rendimento de carcaça, demonstraram a contribuição genética da raça Senepol em programas de cruzamento industrial. A carne avaliada apresentou maciez, suculência, sabor e coloração desejada superiores à média. “Com base nos resultados dos abates, os animais resultantes do cruzamento com o Senepol e, também, o Senepol PO, mostraram números, valores e percentuais superiores aos que normalmente encontramos nas atividades de abate do gado comercial no Brasil”, diz o zootecnista Jorge Carlos Dias de Souza, professor aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que conduziu os abates técnicos.

De acordo com Souza, o Senepol contribuiu para a melhora da conformação (desenvolvimento de massa muscular) e do grau de acabamento (gordura de cobertura) favorecendo, também, a indústria e criando expectativa de melhor remuneração ao produtor.

Informações para a Imprensa | Grupo Publique

(11) 9.9105.2030 – carlos@publique.com – com Carlão da Publique
(11) 9.9382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!