15 anos de sucesso do Senepol no Brasil são comemorados na Convenção Nacional

Uma celebração da raça e, também, dos criadores que em prol do crescimento fazem parte dessa história

            A Convenção Nacional, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), representa um grande momento para a raça. A consagração de uma história de sucesso, construída pela dedicação dos criadores e a qualidade excepcional que o Senepol possui. O evento foi criteriosamente planejado pela diretoria da Associação para que essa data memorável mostre aos criadores, que contemplam parcelas no crescimento do taurino, o desenvolvimento de uma semente plantada há 15 anos no Brasil.

“Procuramos desenvolver atrações que fossem, de fato, interessantes para os nossos associados. O evento é uma ferramenta de grande informação e de motivação para os criadores de Senepol, os que já trabalham com a raça reforçam a expectativa de que estão no caminho certo, assim como os demais pecuaristas se sentem motivados a investir na raça, em virtude dos benefícios apresentados pelo Senepol e que serão apontados na Convenção”, declara o diretor administrativo da ABCB Senepol, Itamar Netto.

IMG_8457-web

A Convenção dedicada ao Senepol, que acontece durante a feira agropecuária de Uberlândia, o Camaru 2015, tem início no dia 31 de agosto. O evento começa às 14h, com a abertura oficial; às 14h30, a palestra do senador Ronaldo Caiado, que vai descrever o atual cenário econômico e político do Brasil, e, às 21h, acontece o Jantar Show de Confraternização dos Criadores.

Na manhã do dia 01 de setembro (terça), às 09h, haverá a Assembleia Geral Extraordinária. Às 11h, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, um dos coordenadores do Programa de Melhoramento do Senepol no Programa Geneplus, Gilberto Menezes, ministrará uma palestra. Na tarde de terça-feira, às 14h, a programação segue com atrações relevantes para a raça. A primeira delas é do superintendente técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes, e, para completar ainda mais, acontece às 15h a palestra de Raimundo Godoy, conselheiro, diretor técnico e sócio do Aquila. Outra novidade que a Associação preparou para os pecuaristas é a palestra do escritor, Augusto Cury, que acontece às 16h.

Para completar a programação, acontece em 02 de setembro, o Dia de Campo na Fazenda Canaã. No que tange às oportunidades de realizar grandes negócios, haverá durante toda a feira agropecuária (31 de agosto a 07 de setembro), o primeiro Shopping de Touros Senepol com animais de diversos criadores e, no dia 03, às 20h, o leilão da Senepol Nova Vida.

Com uma programação excepcional, a ABCB Senepol preparou a Convenção para que os apreciadores da raça celebrem os 15 anos de sucesso que o Senepol tem no Brasil. As ações para este ano serão inovadoras, com o novo formato que pretende integrar a raça em outros contextos.

 

Atual cenário político e econômico do Brasil, pelo senador Ronaldo Caiado

O atual cenário político e econômico do Brasil levanta questionamentos em diversos setores produtivos. Em vista disso, no viés agropecuário, conhecer os desdobramentos dessa conjuntura pode ser um forte aliado para preparar as ações vindouras. Ao refletir a respeito das incertezas econômicas, a ABCB Senepol convidou o senador Ronaldo Caiado, produtor rural e líder da Bancada Ruralista no Congresso, para ministrar uma palestra na abertura da Convenção (31 de agosto, às 14h30), que se realizará no Tatersal de Elite do Camaru.

Ronaldo Caiado

Com o tema A Atividade Rural Agropecuária Dentro do Atual Contexto Político e Econômico em que Vive o Brasil, o senador atenderá, com forte embasamento teórico, as inquietações vividas por empreendedores rurais.

“Indiscutivelmente, o senador Ronaldo Caiado é um grande líder ruralista que coaduna suas ideias com a classe rural de uma maneira geral. Por ser um homem do campo – um produtor rural -, e um senador que tem, ao longo de sua vida, todo um histórico em defesa da classe ruralista, a abertura da Convenção, conduzida por ele acrescenta muito ao evento. Poderemos saber, pela visão dele, os destinos da nossa atividade agropecuária sobre o ponto de vista do atual conceito político e econômico em que vive o país”, aponta Netto.

 

Jantar de confraternização

            Com o objetivo de proporcionar um momento aprazível entre os criadores associados da raça Senepol e seus familiares, a Associação prepara o Jantar Show de Confraternização dos Criadores. “O Jantar Show possibilita aos associados um momento oportuno de interação entre eles”, declara o diretor de marketing e eventos da ABCB Senepol, Ricardo Magnino.

Para deixar o ambiente ainda mais agradável, haverá uma atração musical surpresa. O Jantar Show acontece no salão de festas Casa Blanca, no dia 31 de agosto, às 21h. O evento é voltado para o público associado e a inscrição deve ser solicitada pelo e-mail marketing@senepol.org.br ou pelo telefone (34) 3210-2324.

 

Assembleia e Palestra Normativa com o Celso Menezes

            O desenvolvimento da raça Senepol está diretamente relacionado com as decisões tomadas entre os associados, diretores da ABCB Senepol e o Conselho Deliberativo Técnico (CDT). Por esse motivo, a participação dos grupos supracitados na Assembleia Geral Extraordinária é de grande relevância para o futuro da raça.

Entre as discussões a serem apontadas na Assembleia, algumas merecem ênfase especial. De acordo com Netto, haverá sugestões corretivas para a redação estatutária, discussões a respeito do julgamento do Senepol em pistas de exposições e a possibilidade de construir uma sede própria para a Associação. “A raça cresce vertiginosamente (no momento com 330 associados) e devemos nos preparar para isso, organizar a ‘casa’ para um número superior a 1.000 associados”, declara Netto.

A palestra ministrada pelo superintendente técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes, com o tema O Novo Regulamento do Registro Genealógico – acelerando o crescimento da raça Senepol, também é de grande destaque para o futuro da raça. “Discutiremos o novo regulamento do Serviço de Registro Genealógico, que foi recentemente aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com as últimas atualizações definidas pelo CDT; passaremos para os criadores as novas diretrizes do serviço de registro, que estão modernizando os nossos procedimentos e proporcionando solidez e credibilidade à raça Senepol”, afirma Menezes.

 

Palestras que impulsionam o plantel

            Diversidade Genética da Raça Senepol no Brasil por meio de Análise de Pedigree é o tema da palestra que será ministrada por Gilberto Menezes. O trabalho desenvolvido por ele é de grande magnitude para a evolução do Senepol. Em um universo de animais acontece a comparação da evolução genética dos indivíduos que se destacam em performance reprodutiva. Assim, o palestrante possui uma vasta informação de bagagem genética para relatar aos participantes.

Além dos desdobramentos vivenciados diretamente no campo, que foram preparados para a Convenção, Paulo Coimbra, diretor da escola de gestão, divisão de capacitações do Instituto Aquila, explica como será a palestra Visão de Futuro – o que se espera da gestão para o agronegócio. Segundo Coimbra, serão abordados os fatores críticos de sucesso para uma gestão de excelência, a produtividade na cadeia do agronegócio e a competitividade.

 

Augusto Cury ministra palestra com o tema: Felicidade Roubada

            Os acontecimentos programados para a Convenção possuem um caráter especial, voltados para os desdobramentos da atividade pecuária, apresentação da raça Senepol, oportunidades comerciais e entretenimento, mas, além dessa série de grandes atrações, a ABCB Senepol organizou uma ação voltada para o pecuarista com a palestra do renomado escritor Augusto Cury (01 de setembro, às 16h). O doutor em psicanálise vai discorrer sobre a Felicidade Roubada – enfrentando os fantasmas da emoção que furtam nossa qualidade de vida, uma temática impactante para as ações pessoais.

            “A Associação preparou o evento sabendo que o público que frequentará a Convenção é diverso, desde criadores e seus familiares a novos investidores. Por isso, quebrar a rotina das atenções voltadas apenas para o Senepol e acrescentar um palestrante do nível do Augusto Cury, que vai abordar temas da atualidade a respeito do comportamento do homem, acrescenta consideravelmente para a magnitude do evento”, aponta Netto.

augusto-cury-34468

Dia de Campo: Senepol Canaã Day

A Convenção Nacional 15 Anos Senepol no Brasil terá como uma das suas atrações oficiais, o Senepol Canaã Day (02 de setembro, a partir das 9h) que acontece na sede da propriedade, em Uberlândia (MG). O evento visa divulgar o trabalho de seleção e melhoramento genético desenvolvido pelo criatório Senepol da Canaã, assim como, demonstrar aos visitantes todas as gerações de animais, das principais doadoras aos produtos a serem comercializados.

Além de conhecer o dia a dia da criação da raça, os participantes vão ter palestras sobre: A Importância do Manejo Alimentar, Trato Reprodutivo e Manejo Sanitário de Bezerros. O evento conta também com um shopping de animais PO, apresentação musical e degustação de carne do taurino.

Dia de Campo

O diretor de marketing da ABCB Senepol e sócio proprietário do criatório, Ricardo Magnino, destacou que o evento tem por objetivo apresentar informações aos pecuaristas interessados em ingressar na raça. “O Senepol Canaã Day é o ambiente propício para bons relacionamentos e ótimos negócios”, afirmou.

 

Leilão Senepol Nova Vida

Administrada pelos irmãos João Arantes Neto e Ricardo Arantes, a Senepol Nova Vida prepara um remate especial para a Convenção. O 2º Leilão Elite Senepol Nova Vida e Convidados (03 de setembro, às 20h), que será realizado no Tatersal do Camaru, celebra os 15 anos de seleção do criatório, pioneiros no trabalho com o taurino. “A Nova Vida foi a empresa que trouxe o Senepol para o Brasil. Nós procuramos inovar e, cada vez mais, levar o diferencial para o mercado de criadores da raça”, declara Ricardo Arantes.

As 40 fêmeas Senepol PO oferecidas ao mercado são capazes de transmitir genética superior aos descendentes. “Neste ano, levaremos doadoras de ponta da Nova Vida que passaram por avaliação de carcaça através de ultrassonografia. Constatamos que, após 15 anos de seleção no Brasil, conseguimos produzir animais Senepol que possuem, tanto a área de olho de lombo como o marmoreio, iguais ou superiores ao Angus”, reitera.

 

Shopping de Touros Senepol

O Shopping de Touros de diversos criadores foi desenvolvido para levar ao mercado animais replicadores da genética Senepol. Os reprodutores que serão comercializados no evento foram previamente avaliados por técnicos e os animais oferecidos pelos criatórios possuem excelente qualidade genética e características raciais bem definidas nos padrões da raça.

“Acreditamos que o Shopping terá um resultado muito positivo, pois, atualmente, existe uma demanda muito grande de touros – pela escassez de reprodutores no mercado”, acrescenta Magnino.

O Shopping acontecerá durante todos os dias do Camaru, de 31 de agosto a 07 de setembro, oportunizando, também, que novos pecuaristas possam acrescentar genética Senepol ao plantel.

 

Berrante Comunicação

Por Karina Mamede

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!