Cuidados na hora de comprar um touro Senepol

Cuidados na hora de comprar um touro Senepol

Antigamente, nossos avós tinham o costume de falar o seguinte: “Vaca de tostão, boi de milhão”! O que eles queriam dizer é que o touro exerce um papel muito importante no resultado e no desenvolvimento de um plantel e que, na hora de comprar um reprodutor, devemos procurar o que há de melhor no mercado e esquecer de vez o “boi cabeceira de boiada”. O touro tem uma influência grande na evolução do rebanho, podendo produzir até 100 filhos por ano e garantir maior rentabilidade ao negócio. Conforme comprovou pesquisa feita pela Scot Consultoria, as fazendas que estão utilizando touros puros de origem, com Registro Genealógico Definitivo (RGD), da raça Senepol em cruzamentos industriais estão recebendo espontaneamente bonificação da indústria frigorífica, em decorrência da qualidade da carcaça do gado. Os animais meio-sangue Senepol chegam a engordar quase uma arroba por mês durante a fase de cria e, na hora da venda, o produtor obtém uma diferença de peso de mais de uma arroba por animal em comparação a outras raças.

Mas você sabe o que exigir na hora de comprar um touro puro Senepol? O superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, Celso Menezes, esclarece quais cuidados tomar na hora de adquirir um reprodutor da raça, para não levar “gato por lebre”. Confira:

Como escolher um Touro Senepol?

Há algumas décadas, não tínhamos em nosso País a disponibilidade que temos hoje de raças e de associações de criadores sérias, que conduzem o Registro Genealógico e o Melhoramento Genético dos animais. A primeira coisa que um criador tem que exigir é o Registro Genealógico do touro, ou seja, a sua “Carteira de Identidade”, na qual você tem todos os dados sobre o animal, como:

  • A idade correta – no certificado consta a data de nascimento oficial e o comprador poderá se certificar de que não está comprando “gato por lebre”;
  • Seu grau de pureza, para ver se realmente é 100% PO – para poder usufruir de 100% da Heterose no cruzamento (o que chamamos de choque de sangue), o touro tem que ser puro e somente o certificado de registro é que vai dar essa garantia oficial;
  • A sua genealogia – é no certificado de registro que está a garantia de que as informações do pai, da mãe e dos avós estão corretas, pois estas passam por um rigoroso processo regulamentado pelo Ministério da Agricultura, incluindo exame de DNA para todos os produtos de FIV/TE;
  • O plantel de origem – fundamental para verificar se o animal tem procedência ou não, inclusive na parte sanitária. Você já imaginou comprar um touro portador de Brucelose, introduzi-lo em seu rebanho e o prejuízo que isso pode lhe causar?

Além do Registro Genealógico Definitivo (RGD) que, no caso da raça Senepol, indica que o animal foi inspecionado por técnico credenciado, que está dentro do padrão racial e segue isento de defeitos que possam comprometer a vida produtiva e reprodutiva do mesmo, temos que exigir também o Exame Andrológico (verificação de que o touro está apto para a reprodução), os exames sanitários (no mínimo Brucelose e Tuberculose) e a Avaliação de Desempenho, ou seja, a certificação de que o animal participou de uma prova de Avaliação (que pode ser prova coletiva ou individual do criatório) de que foi bem classificado, tendo, assim, a capacidade de produzir bezerros bem conformados e com bom ganho de peso.

Na hora da compra, que características devo avaliar no touro?

É preciso prestar atenção em todas as características de conformação, como a qualidade de aprumos e cascos, o comprimento do umbigo, o desenvolvimento da bolsa escrotal, o comprimento geral do corpo e de sua coluna vertebral, mostrando que o animal tem força nesta região para suportar o grande peso corporal, masculinidade e desenvolvimento muscular, amplitude na região torácica denotando grande capacidade respiratória e cardíaca etc.

Por que investir em um touro Senepol?

Para dar conta de acompanhar a vacada Nelore ou azebuada em nossos pastos, o touro tem que ser bem adaptado, vigoroso, ter alta libido, alta capacidade de emprenhar e produzir uma bezerrada sadia e precoce, com excelente acabamento de carcaça. Para aguentar esse “batidão”, o touro Senepol sai na frente de qualquer outra raça. O Senepol é o único taurino com essa capacidade de adaptação e de produzir bezerros precoces com muito vigor híbrido, pois possui a pelagem vermelha que absorve menos calor, tem pelo curto para facilitar a troca calórica com o ambiente e um número muito maior de glândulas sudoríparas com alta eficiência. Não possui chifres, passando essa característica para a sua progênie, o que facilita o manejo, melhora o ganho de peso e deixa a bezerrada muito mais mansa. Outra vantagem que encontramos na raça Senepol é  a produção de bezerros com peso adequado ao nascer, praticamente não tendo problema de partos. A bezerrada nasce pequena (34 quilos para as fêmeas e 37 quilos para os machos) e desmama pesada (com 210 quilos as fêmeas e 240 quilos os machos), pois tem alta conversão alimentar.

O que ganho com isso?

O produtor vai aumentar a sua rentabilidade, ou seja, o seu lucro, pois vai abater os animais mais cedo (em um sistema normal de pastejo mais suplementação básica, vai abater os animais 1/2 sangue Senepol de 22 a 26 meses de idade, pesando de 420 a 460 quilos de peso vivo). Além disso, a qualidade da carne desses animais é bem melhor, sendo reconhecida e bonificada pelos frigoríficos, podendo receber até 15% de bonificação, aumentando ainda mais o lucro do produtor. Outro ponto a ser observado é que esse tipo de animal (1/2 sangue Senepol) tem sido muito procurado para exportação, uma nova fatia de mercado que está em franco desenvolvimento no Brasil.

Onde encontro touro Senepol para comprar?

A ABCB Senepol, entidade credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para realizar os trabalhos de Registro Genealógico e melhoramento da raça, disponibiliza em seu site a relação de todos os associados do Brasil. Lá os criadores interessados poderão consultar quem tem tourinhos para venda em uma região mais próxima de sua fazenda, além de outras informações sobre a raça e o PMGS – Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol. O endereço é: WWW.senepol.org.br

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!