Cresce o número de criatórios participantes do PMGS

Criadores de várias regiões do Brasil aproveitaram o III Mega Encontro do Senepol, encerrado no dia 7 de setembro, em Uberlândia/MG, para aderir ao Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS). Onze criatórios do Acre, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo formalizaram a participação de seus rebanhos no programa, que agora conta com 182 fazendas participantes. A adesão ao PMGS é gratuita.

Um dos novos integrantes é o criatório Espaço Senepol, de Brasília/DF, cujo proprietário é Luiz Perdigão da Costa Abreu Neto. “Nosso rebanho já participa de provas de desempenho particulares e coletivas e é registrado. Agora, vamos dar um passo a mais com a participação no PMGS. Vamos utilizar as ferramentas de seleção do programa, como as DEPs genômicas, para otimizar os acasalamentos”, assegura Perdigão.

Outro criatório que aderiu ao PMGS durante o III Mega Encontro foi o Senepol 3G, de propriedade do criador Paulo Eduardo Garcia. “Nosso objetivo é contribuir para o programa oficial de melhoramento genético da ABCB Senepol, enviando os dados dos nossos animais avaliados. Com isso, estaremos contribuindo para ampliar o banco de dados do PMGS e disponibilizando ao mercado informações cada vez mais fidedignas”, diz Neto Garcia. Além do Espaço Senepol e do Senepol 3G, aderiram ao PMGS os criatórios:

Ares do Senepol, do criador Deli Ribeiro Amorim Júnior, de Rio Branco/AC

Fazenda Nova Esperança,  do criador Ramon Zardo de Sousa, de Uberlândia/MG

Senepol Roxo, do criador Manoel de Ávila Fernandes, de Araguari/          MG

Visão Senepol, do criador Luiz Otavio Machado Paiva, de Pouso Alegre/MG

Fazenda Mubrule, do criador Anastácio Gomes Lamounier, de Uberlândia/MG

Fazenda Água Boa, do criador Luiz Henrique Basanez Teixeira da Silva, de São Sebastião do Passé/BA

Fazenda Itapuã, do criador Rogério Augusto Bonadio e Renato Aurélio Bonadio, de Itapirapuã/GO

Renascer da Boa Vista, do criador Luiz Antônio Chaves Júnior, de Mozarlândia/GO

Fazenda Santa Rosa, do criador  MBS Empreendimentos e Participações IMOB Ltda., de Santana do Paraiso/MG

Como participar do PMGS

Para facilitar a participação dos criadores, especialmente dos pequenos e médios rebanhos, a ABCB Senepol dividiu o tipo de adesão em até oito níveis diferentes, que estão alicerçados nos quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Genômica. Os oito níveis podem ter várias combinações entre os pilares do programa. Os interessados em participar podem entrar em contato com a entidade.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!