CQG-Senepol divulga resultados de Safiras e Topázio dias 15 e 16

A Grama Senepol e a Embrapa, através do Geneplus, divulgam nos dias 15 e 16 de março, em Lins e Pirajuí, ambas em São Paulo, os resultados da edição 2018.2 dos programas Safiras e Topázio do Senepol. Chanceladas pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB-Senepol), as duas provas acontecem simultaneamente no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG. Participaram da prova terminada neste final de fevereiro 400 animais, entre machos e fêmeas jovens de diversos criatórios do Brasil.

O encontro começará às 17 horas de sexta-feira (15), com uma reunião no Centro de Convenção do resort Blue Tree Park Lins e terá uma novidade. Ao contrário da programação de palestras que aconteceu até outubro de 2018, agora os presentes participarão de uma mesa redonda com os técnicos que atuam no CQG-Senepol.
“Essa interação já acontecia ao final de cada palestra técnica, agora os criadores poderão debater com mais abrangência cada tema proposto nessa mesa redonda”, explica Junior Fernandes, da Grama e da S+, que coordena a prova junto com a Embrapa.
Às 18h30, o técnico do Geneplus fará a apresentação geral dos resultados, com o desempenho dos touros e das novilhas em características que envolvem Reprodução, Carcaça, Ganho de Peso, Eficiência Alimentar e Morfologia. A mesma Embrapa fará em seguida a divulgação dos campeões e das campeãs. Logo após, haverá a tradicional confraternização oferecida pela Grama Senepol.
No sábado (16), a programação inclui visita à Fazenda da Grama, em Pirajuí (40 km de Lins). Entre 8h30 e 11h, os visitantes poderão conhecer a estrutura e as tecnologias empregadas nas avaliações dentro do CQG-Senepol e verão de perto no curral os novos touros melhoradores classificados Topázio e as novas doadoras jovens qualificadas Safiras. Os interessados em participar dos dois dias de encontro deverão confirmar inscrição através do link https://senepoldagrama.com.br/safiras/reuniao-final-2018-2/.
O programa Safiras do Senepol existe desde 2009 e já qualificou mais de 3.000 fêmeas jovens de dezenas de criatórios. O programa Topázio nasceu em 2017 e já passou de 300 machos avaliados. As duas provas, que têm duas edições anuais com 150 dias de duração, fornecem dados para o Programa de Melhoramento Genético da ABCB-Senepol.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!