Começa o II Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol

Com a presença de 450 pessoas de vários países, o II Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol tem início nesta segunda-feira, 3, e vai até amanhã, no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia/MG. Durante esses dois dias, serão debatidos temas relacionados ao mercado de carne, melhoramento genético, eficiência da pecuária e avanço da raça Senepol no Brasil e no mundo.
O presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara, fará a abertura oficial do evento, a partir das 8h45. Em seguida, terá início o painel “Mercado Pecuária de Corte”, com palestras do pesquisador do CEPEA Sérgio De Zen (Atualidades em Agroeconomia) e do diretor da Scot Consultoria Alcides Torres (A presença da raça Senepol no mercado). No período da tarde, a partir das 14h, terá início o painel “Senepol contado em história”, com palestras do jornalista Daniel de Paula (História do Senepol no Mundo), do executivo Lúcio Cornachini (A pecuária antes do Senepol), e do pecuarista Itamar Netto (O Senepol no Brasil).
Na sequência, será feita a entrega do Prêmio Senepol de Pesquisa e Inovação, do Prêmio Senepol de Jornalismo, do Prêmio Honoris Causa. Também serão lançados a Bandeira Senepol e o livro “Linhagens do Senepol – Os Genearcas da Raça”. Para finalizar o primeiro dia do II Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol, haverá a posse da Ala Jovem Senepol, grupo formado por jovens criadores da raça, e um show surpresa.
Debates da terça-feira
O segundo dia do II Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol será focado em tecnologias capazes de tornar a pecuária cada vez mais eficiente. O painel “Pecuária eficiente no pasto” terá palestra sobre tecnologia em pastagem, ministrada pelo engenheiro agrônomo e responsável Técnico em Produção de Sementes, Gustavo Farineli. O painel “PMGS do pasto ao prato” terá palestra do pesquisador norte-americano, Tad Sonstegard, sobre as visões para o futuro da genética Senepol no mundo. Na sequência, falarão o pesquisador da UNESP Araçatuba, José Fernando Garcia (Gestão da Genética Senepol: ferramentas e caminhos PMGS) e o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, que apresentará as informações genômicas do Sumário PMGS Senepol 2018.
No período da tarde, o Seminário trará debates sobre a eficiência da pecuária porteira adentro e sua implicação na qualidade da carne que chega à mesa do consumidor. O primeiro a falar sobre esse tema será o engenheiro agrônomo, Roberto Barcellos, um dos consultores do SQA (Senepol Quality Assurance), programa de certificação da carne Senepol que será lançado no Seminário.
Já os resultados do projeto “Boi 777”, conduzido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), serão apresentados pelo pesquisador Flávio Resende. Já a visão da cadeia frigorífica sobre a produção de carne de qualidade será apresentada pelo diretor de Relação com o Pecuarista da JBS, Fábio Dias. “Vamos mostrar dados de nosso abate evidenciando as oportunidades para os criadores explorarem suas carcaças e bons caminhos para agregar valor à carcaça”, diz o executivo. Ele também apresentará o programa multirraças1953, lançado este ano, e que tem a participação da raça Senepol. Na sequência, o pecuarista José Carlos Delfim Miranda falará sobre sua experiência de sucesso na pecuária de corte. O Seminário será encerrado com a palestra sobre o programa de certificação SQA, que será detalhado pelo consultor Jorge Dias.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!