Com participação da ABCB Senepol, Zootec 2019 abre inscrições

0820186f-7386-452b-b7c4-a8ed393ec350

A entidade divulgará seus projetos na área de melhoramento genético da raça durante o evento. Palestra sobre genômica e minicurso são outros destaques do congresso

A cidade de Uberaba/MG sediará, entre os dias 13 e 16 de agosto, a 29ª edição do Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), que terá um novo formato. O evento contará com vários painéis nas principais áreas de atuação do zootecnista e não mais por espécies animais. Com isso, as palestras e mini-cursos serão divididas pelos temas relacionados ao Melhoramento Genético, Reprodução, Nutrição e Bem-Estar Animal.
A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) participará do Zootec 2019. A entidade terá um estande no congresso para divulgar os projetos na área de seleção genética, como o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS). Entre as novas ferramentas que estão sendo implantadas no programa estão o 1º Sumário de Fêmeas e as DEPs Genômicas, que pela primeira serão publicadas no Sumário de Touros Senepol.
Esse tema será abordado também na palestra de abertura do painel Melhoramento Genético no dia 15 de agosto. O professor UNESP Araçatuba e membro do Conselho Deliberativo Técnico do Senepol, José Fernando Garcia, falará sobre “A genômica impulsionando o melhoramento genético”. A palestra será das 8h às 8h30. “Graças ao desenvolvimento recente de ferramentas analíticas que permitem analisar simultaneamente dezenas de milhares de pontos do DNA de um animal [também chamados marcadores ou SNPs], está ocorrendo uma verdadeira uma revolução nos processos envolvidos com o melhoramento genético dos animais. Essas ferramentas permitem gerar um ‘raio-X genético’ de cada animal com muita precisão. Como uma raça composta, o Senepol deve se beneficiar em múltiplos aspectos pelo uso da genômica em suas ações de Melhoramento Genético”, assegura Garcia.
Além das palestras previstas para cada um dos painéis, serão ofertados, por adesão, minicursos práticos, possibilitando aos participantes atualizações importantes em várias áreas da Zootecnia. Está previsto um minicurso de Avaliação morfológica da raça Senepol no dia 13 de agosto, no Parque Fernando Costa.

As inscrições para o Zootec 2019 já estão abertas e devem ser efetuadas somente via internet, através do site do evento (https://zootec2019.com.br/inscricoes) até o dia 07 de agosto. Passado esse período, a inscrição só poderá ser feita no local do evento, nos dias de realização do mesmo. A programação completa pode ser acessada no site. A ABCB Senepol é patrocinadora do evento, que tem a realização da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!