Carne Senepol terá estação exclusiva no Festival Braseiro

Evento acontece em Cuiabá e deve receber mais de três mil pessoas

IMG_5698

A capital de Mato Grosso abrirá novamente suas portas para um dos maiores eventos de degustação de carne do estado. No dia 14 de abril, acontecerá a quarta edição do Festival Braseiro no Rancho Dourado, em Cuiabá, e a carne Senepol já tem presença confirmada. Na Estação Exclusiva do Senepol, mais de 100 quilos de carne Senepol serão preparados na churrasqueira do chef Fábio de Mello, que também é diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).Os participantes poderão degustar três tipos de cortes: bife ancho, bife de chorizo e costela.

A expectativa é de que neste ano passem pelo Festival Braseiro mais de três mil pessoas. Como funciona em sistema open food, o evento terá 300 churrasqueiros comandando 40 estações de preparo de carnes. Eles vão assar cerca de quatro toneladas de cortes especiais de bovinos, suínos, aves, peixes e cordeiros.

A carne Senepol é destaque no Festival Braseiro desde a sua primeira edição, em 2016. Para Fábio de Mello, o sucesso da Estação Senepol que, nos anos anteriores, foi uma das mais concorridas, está diretamente ligado à qualidade da carne. Segundo os participantes do Festival, os principais diferenciais são a maciez e o sabor. Chancelado pela ABCB Senepol, o evento também é uma oportunidade de divulgar a raça Senepol, que está completando 18 anos de Brasil em 2018. “Mato Grosso é um dos maiores produtores de carne do País e os rebanhos de Senepol têm crescido muito na região porque são animais precoces e de ótimo rendimento de carcaça”, explica Mello, que é titular do criatório Senepol da Conquista.

Ele estará, ainda, no comando do Festival de Carne 100% Senepol, que será realizado no dia 26 de maio, também na capital cuiabana. Desta vez, serão ofertados 15 tipos de corte e mil quilos de carne para um público estimado em mil pessoas. Para o evento, a carne virá de criatórios da região. “É um evento para 1.000 pessoas formadoras de opinião. Esperamos que os criadores também participem. Juntos, tornaremos nosso Senepol o preferido no prato”, finaliza Fábio.

Senepol no Brasil – As primeiras importações de animais Senepol, oriundos dos melhores rebanhos dos Estados Unidos e das Ilhas Virgens (Saint Croix), ocorreram em 2000. Fato estratégico foi que, desde aquela época, entraram no Brasil exemplares de excelente procedência e qualidade genética. A partir daí, a seleção feita pelos pecuaristas brasileiros permitiu ao País formar o maior e um dos melhores rebanhos da raça do mundo.

Sobre a ABCB Senepol

A ABCB Senepol é a entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil para a execução do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol. Aassociação também conta com o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), composto por quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Genômica. Referência mundial em seleção da raça, reúne cerca de 600 associados em todo o País. Informações: www.senepol.org.br

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!