Assembleia da ABCB Senepol apresenta crescimento da raça 


Assembleia Geral da ABCB Senepol reuniu criadores de várias regiões do Brasil

O atual momento da raça Senepol, que, nos últimos quatro anos, triplicou seu rebanho de animais registrados no Brasil, foi apresentado a criadores de todo o País durante a Assembleia Geral Ordinária, ocorrida em Uberlândia/MG, no dia 23 de março. Durante o evento, a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) apresentou as ações realizadas em 2017 para promover o avanço do Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol (PMGS) e fomentar a raça nas cinco regiões do Brasil.

Segundo o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin, os resultados apontam que a raça Senepol é realmente uma grande alternativa para a pecuária em climas tropicais. “Saímos de 94 associados em 2011 para os atuais 594, um crescimento de 21% em 2017. O tamanho do rebanho da raça no País também aumentou 25%. Esses foram crescimentos acima dos apresentados por outras raças bovinas e reforçam que estamos produzindo uma genética em total sintonia com as necessidades atuais do agronegócio nacional e mundial. O Senepol chega a 18 anos de Brasil em 2018 como personagem importante da pecuária de ciclo curto e moderna”, assegura Gustin.

Para atender à grande demanda pelos serviços da entidade em todo o País, o número de técnicos inspetores vem sendo ampliado. O último curso para capacitação de novos técnicos ocorreu entre os dias 20 e 23 de março, em Uberlândia, e contou com a participação de 24 pessoas. “Estamos expandindo nossas fronteiras e, atualmente, estamos presentes em 21 estados da Federação e temos associados internacionais na Bolívia e no Paraguai. Somente em 2017, mais 105 criadores entraram no processo de seleção e multiplicação da raça, mantendo a tendência de crescimento delineada nos últimos anos. Consequência disso foi o recorde em número de registros de nascimento na categoria PO efetuados no ano de 2017 (13.793 RGNs PO), fazendo com que alcançássemos 89.691 mil animais registrados”, explica o superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes.

O crescimento do PMGS em seu primeiro ano de existência foi outro ponto destacado durante a Assembleia. Entre as ações que vêm sendo realizadas estão a estruturação do Arquivo Zootécnico Nacional da raça Senepol (AZNS), a criação de uma Certificação de Qualidade dos rebanhos participantes do PMGS e os avanços na área de genômica. O diretor Suplente da ABCB Senepol, Alberto Diniz Zerlotini, explicou como está sendo feita a coleta de material para a realização do genoma dos rebanhos. A projeção é fechar 2018 com mais de 3.500 amostras genotipadas, dando o pontapé inicial para a geração das DEPs genômicas que serão incorporadas ao Sumário de Touros 2019. Estas ferramentas visam a aumentar de forma significativa a acurácia dos dados e auxiliar de forma clara os criadores em seus acasalamentos, aumentando o sucesso dos resultados. As duas empresas que prestam serviço na área de genômica para o PMGS, a Agro Partners Consulting e a Neogen, participaram da assembleia para esclarecer dúvidas dos associados. O professor da UNESP e membro do Conselho Deliberativo Técnico do Senepol, José Fernando Garcia,representou a Agro Partners Consulting. Já a Neogen foi representada por sua gerente comercial, Francine Campagnari.

Presidente Pedro Crosara entrega homanagem aos participantes do PMGS
 

Homenagem- Três criatórios que aderiram ao PMGS foram homenageados pela ABCB Senepol durante a Assembleia. São eles: Júlio Roberto Mota Pereira (representando os pequenos criadores), Itamar Neto (representando os médios criadores) e José Alexandre de Mello (representando os grandes criadores). “Estou honrado em receber essa homenagem, pois participar do PMGS é uma forma de pensarmos no Senepol de forma coletiva, ou seja, de contribuirmos para o melhoramento genético da nossa raça”, disse Itamar Neto.  A adesão do associado ao PMGS é totalmente gratuita.

Investimento em marketing e eventos– Já as ações de promoção e fomento da raça foram apresentadas pelo diretor de Eventos, Camilo Gomes Leal. Segundo ele, a entidade esteve presente em 41 eventos (23 a mais que em 2016) no Brasil e também no Paraguai e na Bolívia,tais como exposições, dias de campo, simpósios e congressos. Na área de marketing, o presidente do Grupo Publique, Carlos Alberto Silva, o Carlão da Publique, destacou os novos canais de comunicação criados para atender os associados, dentre eles o “Fale com a Diretoria”, canal 0800 para obter informações sobre os serviços prestados e sobre a raça. O associado também passou a contar com um espaço vip na sede da ABCB Senepol, em Uberlândia, a “Sala do Criador”. As parcerias com entidades e empresas do setor também foram ampliadas em 2017, assim como os investimentos em publicidade, propaganda e comunicação, que colocaram a raça em destaque nos principais veículos de comunicação do agronegócio e, também, em jornais, televisões e sites não especializados.

Durante a Assembleia, foram, ainda, apresentados pelo diretor Financeiro, José Alexandre de Mello Cunha, o balanço financeiro de 2017 e o orçamento de 2018, ambos aprovados pelos associados presentes. Os dados estão publicados no site da entidade para consulta pública.

Sobre a ABCB Senepol A ABCB Senepol é a entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil para a execução do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol. A associação também conta com o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), composto por quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Genômica. Informações: www.senepol.org.br

Informações para a Imprensa | Grupo Publique

(11) 99382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes
(11) 97083.7862 – riba@publique.com – com Riba Velasco
(11) 97081-0561 – larissa@publique.com – com Larissa Vieira
(11) 99595-3213 – mylene@publique.com – com Mylene Abud

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!