ABCB Senepol lança selo de qualidade da carne SQA

26f6c005-8c5f-4748-8820-66b0804fe7f6

O Programa de Certificação de Carne Senepol dá mais um passo para colocar no mercado produtos desenvolvidos dentro do conceito “Do pasto ao prato”. A ABCB Senepol lançou o selo Senepol Quality Assurance (SQA) que será estampado a partir deste ano nas embalagens de carnes Premium produzidas dentro dos padrões estabelecidos. Para receber o selo, a carne precisa ter sido produzida com base no protocolo do programa, que integra a plataforma da CNA Agri Trace Rastreabilidade Animal. Entre os itens avaliados estão a classificação fenotípica (grau de sangue da raça, pelagem, tipo de animal, maturidade, tipificação de carcaça), programa nutricional e programa sanitário. Outras exigências são que o rebanho comercial tenha, no mínimo, 50% de sangue Senepol, os animais devem ser 100% rastreados, sendo os machos castrados até dois dentes permanentes e as fêmeas até quatro dentes permanentes. As carcaças devem ter grau de acabamento mínimo de gordura mediana e o peso mínimo aceito das carcarças quentes é de 13@ para fêmeas e 16@ para machos castrados.

O selo SQA só será concedido após inspeção de todo o processo produtivo, desde a fazenda até o frigorífico, feita por um técnico credenciado pela associação. Neste mês de abril, o cadastro para a adesão ao SQA começou a funcionar na plataforma Agri Trace Rastreabilidade Animal. O frigorífico Boibras Indústria e Comércio de Carnes Ltda., localizado em São Gabriel do Oeste/MS, já integra a plataforma da CNA. A expectativa da ABCB Senepol é que mais frigoríficos sejam habilitados para atuar junto ao SQA.

De acordo com o coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do Instituto CNA, Paulo Costa, o objetivo é agregar valor a toda a cadeia produtiva da carne Senepol, trazendo benefícios para o criador. “Por meio da certificação, o produtor conseguirá uma bonificação extra pela carcaça, produto que será destinado ao mercado carne gourmet”, explica Costa. Os produtores participantes do SQA receberão bonificação que podem variar entre 5% e 10% sobre o valor das carcaças.

Os interessados em participar do Programa de Certificação da Carne Senepol devem fazer o cadastro pela plataforma da CNA (https://www.cnabrasil.org.br/programa-senepol-quality-assurance).

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!