ABCB Senepol firma parceria com Neogen para realização de genotipagem

O banco de dados genômico da raça Senepol já começou a ser construído a partir das primeiras genotipagens realizadas pela Neogen, empresa líder mundial em genômica no agronegócio que atende as principais associações de raças e programas de melhoramento genético em diversos países. A Neogen foi contratada pela ABCB Senepol para prestar o serviço de genotipagem dos animais oriundos de rebanhos participantes do PMGS (Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol), sendo a empresa oficial e exclusiva do programa para este tipo de serviço.

Para garantir uma correta coleta das amostras nos rebanhos brasileiros, os técnicos da ABCB Senepol estão sendo treinados pela Neogen. Uma primeira da etapa da capacitação já foi realizada pela gerente comercial da Neogen Francine Campagnari. Segundo ela, os treinamentos incluem também a aplicabilidade da tecnologia no sistema de seleção das propriedades participantes do PMGS. “A genômica será uma importante ferramenta auxiliar no processo de melhoramento do Senepol, que permitirá dar um salto genético e econômico para a raça, pois consegue imprimir maior pressão de seleção ao rebanho, identificando animais jovens de grande potencial.”, esclarece Francine. Novos treinamentos serão realizados em breve com a equipe técnica da associação.

Como os dados genômicos farão parte do Arquivo Zootécnico Nacional do Senepol, a ABCB Senepol está subsidiando parte do valor cobrado pela genotipagem. Para ter direito ao preço diferenciado do serviço, o associado deve enviar as amostras de pelo à Associação, que codificará o material antes de enviá-las à Neogen, em Araçatuba/SP. “A codificação das amostras é uma forma de proteger as informações dos rebanhos, garantindo que elas sejam utilizadas apenas com o objetivo de melhoramento genético do rebanho, ou seja, sem qualquer uso comercial indevido.”, assegura o presidente da ABCB Senepol Pedro Crosara. A amostra de pelo poderá ser coletada pelo técnico da associação ou pelo criatório.

Após a extração e genotipagem do DNA, a Neogen enviará o resultado à ABCB Senepol. Já a análise e interpretação dos dados ficarão a cargo da empresa Agro Partners Consulting, que tem como consultor o professor da UNESP José Fernando Garcia. Somente após esse processo, a ABCB Senepol fará a decodificação do material avaliado e enviará o resultado final ao associado, além de catalogar os dados no Arquivo Zootécnico Nacional do Senepol.

A Neogen é a única empresa no Brasil que possui estrutura laboratorial para Genotipagem em Plataforma iScan/Illumina com certificação internacional de qualidade (Illumina CSPro), garantindo serviços locais com garantia de qualidade e prazo no envio de resultados. A empresa desenvolveu SNP Chips (utilizados para genotipagem) para raças taurinas e zebuínas. A norte-americana Neogen Corporation fortaleceu a sua atuação no Brasil ao adquirir, em abril de 2016, a Deoxi Biotecnologia, sediada na cidade paulista de Araçatuba. Entre os serviços oferecidos pela empresa estão a determinação de identidade (paternidade) e de características relacionadas à produtividade. Por meio de um teste rápido de DNA, são geradas informações que permitem prever o desempenho esperado de um animal no rebanho para várias características, como ganho de peso, taxa de fertilidade, facilidade de parto e suscetibilidade a doenças. “Isto permite obter informações genéticas importantes para auxiliar o produtor a tomar as melhores decisões de manejo do seu rebanho, aumentando a produtividade e lucratividade das fazendas.”, informa Francine.

Informações para a Imprensa | Grupo Publique

(11) 99382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes
(11) 97083.7862 – riba@publique.com – com Riba Velasco
(11) 97081-0561 – larissa@publique.com – com Larissa Vieira
(11) 99595-3213 – mylene@publique.com  – com Mylene Abud

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!