ABCB Senepol debate melhoramento genético no Canal Terraviva

O Presidente da Associação Brasileira dos Criadores Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Pedro Crosara, destacou a composição do Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS), em entrevista ao programa Integrar para Crescer, do Canal Terraviva, do último domingo (6).

Segundo ele, a primeira parte do PMGS é o Registro Genealógico de Nascimento e Definitivo (RGN/RGD), que permite a identificação individual de um animal em relação a seu pedigree, idade, dados fenotípicos e genotípicos. Na segunda etapa, o PMGS utilizará dados das principais provas de desempenho do país, como a Safiras Senepol, que serão incorporados à base de avaliações do Geneplus da Embrapa, o maior banco genético da raça. São cerca de 70 criatórios distribuídos em oito Estados brasileiros, além de fazendas no Paraguai.

Ao apresentador Tobias Ferraz, Pedro Crosara detalhou, também, a chegada da raça ao Brasil e as características produtivas do Senepol. “As fêmeas são rústicas, adaptadas, com habilidade materna muito grande, produzem de 8 a 12 litros de leite por dia e são extremamente férteis, já os machos imprimem acabamento e precocidade às suas progênies”, explicou.

A entrevista fez parte do Road Show aos principais veículos do agronegócio promovido pelo Grupo Publique.

Assista a entrevista na íntegra: https://tvuol.uol.com.br/video/integrar-para-crescer-melhoramento-genetico-da-raca-senepol-04024D9C376AE0916326

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!