ABCB Senepol capacita técnicos durante Mega Encontro Internacional do Senepol

A capacitação de técnicos da ABCB Senepol fez parte da extensa programação do  Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato que tem atraído um grande número de visitantes ao espaço exclusivo para a raça, o Mundo Senepol, no interior do Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia (MG).
Em palestra exclusiva para técnicos inspetores do Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), na última segunda-feira (4), o presidente da entidade Pedro Crosara Gustin, destacou o crescimento da raça no Brasil, que hoje possui o maior plantel mundial com mais de 76.500 animais.
70ca56ac-c666-4eba-85a4-8d305211d909
Pedro Crosara apresentou o Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS), que segundo ele, tem o objetivo de oferecer aos selecionadores da raça ferramentas para o conhecimento do valor genético de seus animais e para auxiliar nos processos de melhoramento animal. “Com o surgimento da genômica nos últimos anos, muitos conceitos e estratégias têm sido revistos e aprimorados em programas de melhoramento genético em todas as raças. No Senepol, não será diferente. Para fazer frente a este desafio, o PMGS se assenta em quatro etapas fundamentais, algumas delas desenvolvidas há algum tempo pela associação e outras, como é o caso da Genômica, serão implantadas em breve.”, explicou.
Participaram do encontro o superintendente técnico da Associação, Celso Menezes, o Professor da UNESP e membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABCB Senepol, José Fernando Garcia, Francine Campagnari, da Deoxi Biotecnologia, empresa responsável pelo processo de implementação da genômica na raça e o responsável pelo programa de melhoramento Genético Geneplus Embrapa, Gilberto Menezes.
O Mega Encontro Internacional do Senepol acontece até 10 de setembro no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia (MG).

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!