A genômica está no ar

O segundo Webinar “A Raça em Foco”, promovido pela ABCB Senepol, tem como tema o “Sumário de Touros e Fêmeas e o Impacto da Genômica na sua seleção” e como painelista Gilberto Menezes, pesquisador da Embrapa Gado de Corte e gestor do Geneplus. Responsável pelo tratamento dos dados do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), bem como pela geração dos Sumários de Touros e de Fêmeas, Menezes trabalha junto à associação desde 2011 e coordenou a junção das avaliações genéticas e genômicas para a geração dos novos índices dos reprodutores.

Segundo ele, as inovações desenvolvidas e propostas para os próximos anos têm o propósito de garantir a evolução constante do PMGS, que, atualmente, já se encontra em nível satisfatório de atualização junto às demandas de mercado. “A evolução da raça Senepol é muito consistente em termos quantitativos e qualitativos. Se compararmos os animais produzidos quando iniciamos, há quase 10 anos, os que são produzidos hoje demonstram uma melhoria significativa, comprovando que os criadores estão fazendo bem o seu trabalho. A incorporação da genômica no processo de avaliação genética também foi algo importantíssimo e evidenciou essa característica de arrojo dos selecionadores da raça”, diz Gilberto Menezes.

A observação das avaliações genéticas e a utilização dos Sumários para a definição de acasalamentos é essencial no processo dinâmico de reprodução do plantel e na evolução genética de uma raça. A escolha de reprodutores avaliados para serem utilizados em rebanhos comerciais também pode representar vantagens na viabilidade econômica das propriedades pecuárias.

Os temas abordados por Menezes no segundo Webinar Senepol são voltados para o público em geral. Todos os interessados – criadores, técnicos, estudantes e pecuaristas – podem se inscrever no link: https://bit.ly/2UT4M6a.
A transmissão será no dia 21/04, às 19h30.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!